As compras em plataformas de social media devem atingir os 1,2 biliões de dólares até 2025

O novo estudo da Accenture prevê que o crescimento será impulsionado principalmente pela Gen Z e Millennials.

Lisboa, 13 de janeiro de 2022 – Um novo estudo da Accenture revelou que a indústria global de social commerce, que representa atualmente o valor de 492 mil milhões de dólares, deve crescer três vezes mais rápido do que o eCommerce tradicional, para $1,2 biliões até 2025. O crescimento deverá ser impulsionado principalmente por utilizadores de social media da Gen Z e Millennials, que vão representar 62% do social commerce global até 2025.

De acordo com o relatório da Accenture, “Why Shopping’s Set for a Social Revolution”, o comércio social significa que toda a experiência de compra - da pesquisa pelo produto ao processo de check-out - ocorre numa plataforma de social media. Quase dois terços (64%) dos utilizadores de redes sociais inquiridos afirmaram que fizeram uma compra em social commerce no ano passado, o que a Accenture estima que represente quase 2 mil milhões de compradores sociais em todo o mundo.

“A pandemia mostrou o quanto as pessoas usam as plataformas sociais como um ponto de entrada para tudo o que fazem online - notícias, entretenimento e comunicação.” disse Eduardo Fitas, Managing Director da Accenture, responsável pela área de comunicações, media e tecnologia em Espanha, Portugal e Israel. “O aumento constante do tempo gasto nas redes sociais reflete o quão essenciais estas plataformas são na nossa vida diária. Estão a reformular a forma como as pessoas compram e vendem, o que constitui novas oportunidades para as plataformas e marcas em termos de experiências de utilizador e fluxos de receita”.

//content/119994/images/SocialCommerce_1(1)%20(1).jpg


Embora a oportunidade seja significativa para grandes empresas, as pessoas e marcas mais pequenas também podem beneficiar. Mais de metade (59%) dos compradores
sociais inquiridos afirmaram que estão mais propensos a apoiar pequenas e médias empresas através do social commerce do que quando compram em sites de eCommerce. Além disso, 63% disseram que têm mais probabilidade de voltar a comprar ao mesmo vendedor, o que mostra os benefícios do comércio social na fidelização e no incentivo às compras repetidas.

“O comércio social é uma força niveladora que é impulsionada pela criatividade, engenho e poder das pessoas. Capacita marcas com menor expressão e indivíduos e faz as grandes marcas reavaliarem a sua relevância num mercado de milhões de indivíduos”, disse Manuela Vaz, Managing Director da Accenture Portugal, responsável pelas áreas de retalho e bens de consumo. “Tomar as decisões certas em relação ao comércio social exigirá que os criadores, revendedores e marcas vão de encontro ao consumidor, e não o contrário, com os seus produtos e serviços. Significa trabalhar em conjunto dentro de um ecossistema dinâmico de plataformas, mercados, social media e influenciadores para partilhar dados, insights e recursos para garantir os incentivos certos e a melhor experiência de consumidor num mercado digital integrado.”

//content/119994/images/GenerationalBreakdown_2(2)%20(1)(1).jpg


Contudo, metade dos utlizadores de social media inquiridos indicou que teme que as compras em social commerce não sejam protegidas ou reembolsadas de forma adequada, tornando a confiança a maior barreira para a adoção, tal como aconteceu com o eCommerce na sua fase inicial.

"Aqueles que ainda não usaram o comércio social dizem que um dos motivos pelos quais estão reticentes é a falta de confiança na autenticidade dos vendedores sociais, enquanto que os utilizadores ativos referem as más políticas de devoluções, reembolsos e trocas como uma área a ser melhorada” disse Manuela Vaz. “A confiança é um desafio que levará tempo a ser superado, mas os vendedores que se focam nessas áreas estarão mais bem posicionados para aumentar a sua quota de mercado.”

O que estão a comprar os diferentes utilizadores?

O estudo da Accenture prevê que em 2025, o maior volume de compras em comércio social a nível global seja em roupas (18% de todo o social commerce em 2025), eletrónicos de consumo (13%) e decoração para a casa (7%). Os alimentos frescos e snacks também representam uma grande categoria de produtos (13%), embora as vendas sejam quase exclusivamente na China. O segmento de beleza e cuidados pessoais, embora menor em termos de vendas totais de comércio social, prevê-se que vá ganhar terreno ao eCommerce rapidamente, e representar em média mais de 40% do consumo digital nesta categoria nos principais mercados até 2025.

As outras conclusões do estudo da Accenture:

Para obter mais informações e insights sobre social commerce, clique aqui.

Metodologia

A Accenture Research conduziu uma série de estudos sobre comércio social para entender melhor a natureza desta oportunidade. Foi feito um inquérito online a 10.053 utilizadores de social media na China, Índia, Brasil, EUA e Reino Unido. O estudo online foi realizado entre 12 de agosto e 3 de setembro de 2021. Também foram realizadas entrevistas com os compradores e vendedores dos mesmos cinco mercados entre 26 de maio e 2 de junho de 2021.

As previsões do mercado de comércio social da Accenture foram feitas através de modelagem econométrica, considerando a otimização das preferências dos consumidores para acelerar o momentum do mercado atual. O mercado de comércio social inclui produtos ou serviços adquiridos através de redes sociais, independentemente do meio de pagamento, abrangendo as transações business to consumer (B2C) e consumer to consumer (C2C).

Sobre a Accenture

Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 674 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt/.

Contacto:
Alexandre Vieira
alexandre.a.vieira@accenture.com