Iniciativa global People+Work Connect junta empresas líderes para manter a empregabilidade durante o COVID-19

Lisboa, 17 de abril de 2020: Com o desemprego a superar máximos históricos em todo o mundo devido ao COVID-19, um grupo de organizações provenientes de várias indústrias juntou-se para criar a People + Work Connect, uma iniciativa que pretende reunir, numa plataforma gratuita, empresas cujos trabalhadores ficaram desempregados ou que tiveram que suspender as atividades dos mesmos, com outras entidades que precisem urgentemente de contratar trabalhadores.

Este projeto foi pensado e desenvolvido pelos executivos das áreas de Recursos Humanos da Accenture, Lincoln Financial Group, ServiceNow e da Verizon. Da conceção ao lançamento desta plataforma decorreram apenas 14 dias úteis, agregando já uma grande variedade de organizações.

A People + Work Connect conta com várias empresas líderes no mercado como a ADM, Baxter, Blue Apron, Cargill, Frito-Lay, Lincoln Financial Group, Marriott, Mondelēz International, Nordstrom, ServiceNow, Walmart e Zenefit e espera-se que mais 250 empresas se juntem durante a próxima semana. Em breve, a plataforma integrará também ofertas na área do setor da Administração Pública.

Esta iniciativa conseguiu escalar rapidamente a participação das empresas devido ao apoio e compromisso de organizações como a Business Roundtable, o Centro de Estudos Avançados em Recursos Humanos da ILR School da Cornell University, o Center for Executive Succession da Darla Moore School of Business, Gallup e CHRO Roundtable, HR Policy Association, Institute for Corporate Productivity, National Academy of Human Resources, Society for Human Resource Management e a World50.

Através desta plataforma, é possível as empresas partilharem rapidamente a experiência e as competências dos colaboradores que que ficaram desempregados ou que tiveram o seu trabalho suspenso e que as comuniquem, sem custo acrescido, a empresas que estejam a recrutar. A plataforma é global e transversal a várias indústrias, de forma a maximizar a capacidade de transferir pessoas com competências semelhantes de um setor em queda para outros setores e onde estão a ser criadas novas oportunidades de emprego. Em última análise, este processo permite reduzir os longos ciclos de desemprego. A plataforma, analytics-driven, agrupa por categorias informações relevantes, como local de residência ou experiência profissional.

Um dos principais objetivos dos executivos de Recursos Humanos que lideram a People + Work Connect, passa pela criação de uma comunidade colaborativa e inclusiva que ajude a incorporar rapidamente os desempregados existentes no mercado de trabalho, em áreas que representem neste momento novas oportunidades.

"A People + Work Connect foi pensada para diminuir o impacto económico e social deste vírus, ao fornecer visibilidade em tempo real das empresas que precisam de colaboradores, e respetivas posições, ajudando-nos a trabalhar juntos e a fazer a diferença na vida de centenas de milhares de pessoas", explica Ellyn Shook, Chief Leadership and Human Resources Officer da Accenture.

"A vida é preenchida por muitos momentos importantes e alguns são mais difíceis que outros. As pessoas lembram-se de quem as ajudou nos momentos difíceis”, diz Lisa M. Buckingham, Executive Vice President e Chief People, Place and Brand Officer do Lincoln Financial Group. "Um pequeno grupo de executivos de Recursos Humanos uniu-se porque partilha a mesma paixão. Queremos garantir que nós – e as empresas que representamos – seremos lembrados pelo apoio que demos à comunidade neste momento difícil, com compaixão e um sentido de responsabilidade que ultrapassam a nossa área de negócios.

Pat Wadors, Chief Talent Officer da ServiceNow, observa que "a crise levou a um aumento massivo das taxas de desemprego, as pessoas precisam de ajuda para encontrar trabalho. Ao conectar diretamente empresas que estão a contratar com a força de trabalho disponível, a tecnologia está efetivamente a atuar ao serviço das pessoas. Ao trabalharmos juntos, conseguimos rapidamente ter um impacto significativo junto de quem mais precisa".

"Embora a pandemia atual tenha sido o motor da criação da People + Work Connect, esperamos que este tipo de colaboração se torne a norma no futuro", conclui Christy Pambianchi, Executive Vice President and Chief Human Resources Officer da Verizon. "Agora é a hora de criarmos uma força de trabalho mais resiliente, para hoje e para o amanhã".

Para saber mais, clique neste link:
People + work connect.


A Accenture é uma organização global líder em serviços profissionais que oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, com capacidades digitais em todos esses serviços. Combina a sua experiência ímpar com uma forte especialização em mais de 40 indústrias suportada pela maior rede mundial de centros de Advanced Technology e Intelligent Operations. Com 506 mil profissionais a servir clientes em mais de 120 países, a Accenture utiliza a inovação contínua para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e a criar valor acrescentado em todos os seus negócios.
Visite-nos em www.accenture.pt.

Contacto:
Liliana Neto
liliana.c.neto@accenture.com