Inteligência Artificial é prioridade das organizações, conclui estudo da Accenture

Para a maioria dos líderes das empresas globais, a Inteligência Artificial (IA) é a principal prioridade digital no caminho para a resiliência operacional. Um estudo da Accenture mostra como a otimização das operações pode contribuir para alcançar maior crescimento no seio das organizações.

Lisboa, 8 de maio de 2023: Mais de 70% das empresas estão a priorizar o investimento em Inteligência Artificial sobre qualquer outra tecnologia. O foco imediato está em melhorar a resiliência operacional num ambiente sem precedentes, revela o estudo “Reinventing Enterprise Operations”.

O novo estudo da Accenture revela que 90% dos executivos estão a aplicar a Inteligência Artificial para enfrentar questões de resiliência operacional, que vão desde a área financeira (89%) a cadeia de abastecimento (88%) .

Os resultados apurados resultam da avaliação das organizações em seis medidas de maturidade operacional: Inteligência Artificial, data, principais procedimentos, talento, colaboração entre negócio e tecnologia e experiências com stakeholders.

Embora apenas 9% das 1.700 empresas que participaram no estudo da Accenture tenham alcançado a maturidade em todas as vertentes, as que o fizeram obtiveram uma média de margens operacionais 1,4 vezes maiores do que as dos seus pares, ao mesmo tempo que impulsionaram a inovação de forma mais célere (42% mais rápido do que os restantes), apresentando uma sustentabilidade 34% mais robusta e pontuações de satisfação 30% mais altas.

Yusuf Tayob,  group chief executive da Accenture Operations afirma que ”todos os CEOs estão sob pressão para completar a transição digital das empresas o quanto antes, tornar os negócios mais resilientes e encontrar novas formas de crescimento”. Yusuf Tayob salienta ainda que “os investimentos em tecnologia potenciam não só o talento, os dados e os processos como impulsionam o desempenho e os resultados transversais das organizações”.



As organizações que definiram uma estratégia de talento assente na conciliação entre a sua maturidade digital ea formação dos seus colaboradores atingiram uma produtividade média três vezes superior. Este facto foi confirmado pelos investimentos que estão a ser feitos em novas formas de trabalhar (citados por 94%) e pelos 90% dos inquiridos (COO, CIO, CHRO) que planeiam aumentar o talento especializado e técnico nos próximos três anos.

Há cinco ações que os líderes podem adotar para fazer evoluir a operacionalidade das empresas com recurso à Inteligência Artificial:
  • Humanize AI experiences: explorar situações onde a IA pode ser usada para simplificar as relações com trabalhadores e clientes;
  • Data decisiveness: definir uma estratégia clara para gerar, recolher e tratar os dados, de forma a eliminar situações dúbias e a incentivar a um debate que conduza à tomada de decisões;
  • Innovate processes: analisar “como estão” os procedimentos e aplicar a Inteligência Artificial para descobrir novos caminhos. O objetivo será que as mudanças otimizem a operacionalidade dos negócios;
  • Agile workforce: formar os colaboradores com as ferramentas necessárias para trabalhar com esta tecnologia;
  • Take a 360° approach: impulsionar a criação de valor de forma holística, com recurso a informação fornecida por clientes, trabalhadores e outros parceiros do ecossistema.

Sobre o estudo
No estudo “Reinventing Enterprise Operations”, a Accenture entrevistou 1.700 líderes de empresas - 72% dos quais eram CEOs – de 12 países e 15 setores diferentes. Foi analisado o nível de maturidade das operações das diferentes empresas e, quando relevante, comparado com os resultados de 2021O estudo da Accenture combina os resultados dos inquéritos com outros dados validados externamente em várias dimensões, desde o financeiro, à sustentabilidade, talento e inclusão e diversidade.

Sobre a Accenture
A Accenture é uma empresa líder global na prestação de serviços profissionais que ajuda as principais organizações mundiais, do setor público e privado, a desenvolver o seu core digital, otimizar as operações, acelerar o crescimento das receitas e a melhorar os serviços prestados aos cidadãos, criando valor tangível, em velocidade e escala. Somos uma organização guiada pelo talento e pela inovação, com 738 mil profissionais que servem clientes em mais de 120 países. A tecnologia está hoje no centro da mudança e a Accenture é uma das empresas líderes globais a ajudar a impulsionar essa atitude, com relações sólidas no ecossistema. Combinamos competências em tecnologia com uma experiência inigualável em todas as indústrias e funções de negócio.Temos a capacidade única de oferecer resultados tangíveis através de uma vasta gama de serviços, soluções e ativos em Estratégia & Consultoria, Tecnologia, Operações, Industry X e Accenture Song. Estas capacidades, juntamente com a nossa cultura de sucesso partilhado e do compromisso com a criação de valor 360°, permitem-nos ajudar os nossos clientes a ter sucesso e a construir relações de confiança que perduram no tempo. Medimos o nosso êxito pelo valor 360° que criamos para os nossos clientes, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt.

Contactos:
BCW
Catarina Névoa
catarina.nevoa@bcw-global.com
Tel: (+351) 910 065 734