Estudo reforça a importância da Transformação Digital no setor e destaca o contributo da Accenture para o seu desenvolvimento na Europa.
Lisboa, 20 de maio de 2020: A IDC MarketScape distinguiu a Accenture como a empresa líder na prestação de serviços de Transformação Digital nas indústrias do Petróleo e Gás na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) em 2020.
O relatório reconhece o contributo da Accenture no desenvolvimento destas Indústrias, realçando o seu portefólio de serviços integrados. Esta distinção posiciona a empresa como uma fornecedora importante de serviços e soluções para clientes da Indústria do Petróleo e Gás, permitindo-lhes a adoção das melhores práticas do mercado nos seus processos de inovação e Transformação Digital.
A IDC MarketScape distinguiu igualmente o histórico considerável de parcerias entre a Accenture e as várias empresas do setor, resultante num apoio constante que se materializa por uma rede de fornecimento global e mais de 100 centros de inovação, onde se incluem sete hubs especificamente concebidos para energia. Este reconhecimento assenta também na solidez da experiência da Accenture junto desta Indústria e no amplo portefólio de soluções tecnológicas que facilitam a execução de programas e processos de transformação complexos, inovadores e em larga escala.
Para além da Accenture, o relatório contempla a avaliação de outras 16 empresas com uma reputação estabelecida na prestação de serviços ao setor de Petróleo e Gás. Para serem elegidos, os fornecedores teriam de apresentar uma ampla oferta de suporte específico para a transformação digital das empresas de Petróleo e Gás e serviços que atendessem aos processos de negócios nos setores upstream, downstream e midstream. As empresas teriam também que estar em três países da região EMEA.
Após selecionarem as empresas que corresponderam aos fatores de integração do estudo, o IDC MarketScape avaliou as capacidades e estratégias adotadas pelos principais fornecedores de serviços na capacitação e apoio nos processos de transformação digital das empresas deste setor. Neste relatório foram considerados os seguintes serviços: consultoria, processos de negócio e serviços de Tecnologia de Informação (TI).

Ranking IDC



















"Estamos muito satisfeitos por termos sido nomeados líderes neste novo IDC MarketScape", refere Andrew Smart, Senior Managing Director and Energy Lead da Accenture na Europa, “Atualmente, o setor do Petróleo e Gás enfrenta desafios sem precedentes, que serão sentidos em toda a cadeia de valor. A volatilidade do setor leva a que os nossos clientes tenham de repensar e transformar digitalmente os seus negócios, de forma ágil, para se tornarem mais eficientes e essencialmente mais resilientes. Estamos empenhados em aplicar uma visão e conhecimento mais profundos do setor para ajudar os nossos clientes a impulsionar as mudanças necessárias para emergirem mais fortes da crise atual e a enfrentarem o desafio da transição energética no futuro".
Para além da relação com empresas do setor, o relatório analisou ainda a experiência significativa da Accenture em casos de uso de transformação digital, abrangendo a cadeia de valor e a sua arquitetura de inovação. Paralelamente, foi também destacado como diferencial o trabalho da Accenture Ventures em parceria e investimento em mais de 5.000 startups e suporte a aquisições como a Enaxis Consulting, que fornece serviços de transformação digital para o setor do Petróleo e Gás. A IDC também citou a relação de longa data da Accenture com os diferentes players no mercado , como a SAP, Microsoft, Amazon Web Services (AWS) e Salesforce, e uma variedade de outras empresas de tecnologia que integram um forte e importante ecossistema de parceiros.
"A transformação digital é liderada pela área de consultoria e, para iniciar um processo bem-sucedido, as empresas de Petróleo e Gás precisam de mais do que apenas um fornecedor de serviços de TI", assume Gaurav Verma, Research Lead, IDC Energy Insights. “As empresas precisam de parceiros de negócio para as ajudar a desenvolver-se através da tecnologia e a Accenture tem conseguido posicionar-se muito bem neste setor, respondendo às necessidades emergentes e urgentes da transição digital. Apresentam um portefólio abrangente de soluções e ecossistema de parceiros, presença global e abordagem ágil à inovação orientada pela tecnologia. A Accenture apresenta aos seus clientes a capacidade de combinar visão e execução, o que acrescenta valor a várias empresas desta Indústria em todo o mundo – capacidade essa que se demonstra como uma força da marca no domínio da transformação digital do setor do Petróleo e Gás".