Mais de metade dos consumidores pagaria mais por produtos amigos do ambiente

Lisboa, 05 de junho de 2019 – Accenture lança hoje, no Dia Mundial do Ambiente, estudo que indica que mais de metade dos consumidores afirma que pagaria mais por produtos sustentáveis, que possam vir a ser reutilizados ou reciclados. O estudo da Accenture baseou-se num questionário realizado a 6.000 consumidores em 11 países da Europa, América do Norte e Ásia.

A pesquisa da Accenture revela que enquanto os consumidores continuam predominantemente focados na qualidade e no preço, 83% dos inquiridos acredita que é importante ou extremamente importante que as empresas criem produtos que possam ser reutilizados ou reciclados. Aproximadamente 72% dos consumidores afirma que compra atualmente mais produtos amigos do ambiente do que há cinco anos atrás, enquanto que 81% diz planear comprar mais nos próximos cinco anos.

"Temos cada vez mais consumidores dispostos a pagar mais por produtos amigos do ambiente. Esta mudança reforça a necessidade das empresas aumentarem o seu compromisso com práticas de negócio mais sustentáveis", refere Pedro Galhardas, Managing Diretor na Accenture Strategy em Portugal. "As organizações de diferentes indústrias começaram a agir com propósito, abraçando a economia circular como uma maior oportunidade para gerar crescimento e agilidade competitiva".

O estudo da Accenture confirma que a qualidade e o preço são as principais considerações dos consumidores no ato de compra, 89% e 84% dos consumidores respetivamente, enquanto 49% dos inquiridos referiu questões de saúde e segurança, e 37% identificou o impacto ambiental.

De acordo com o estudo, os consumidores indicam ainda que a indústria química – que tem um papel impulsionador para as tecnologias e materiais recicláveis ou reutilizáveis - carece de preocupação sobre o seu impacto ambiental. Um em cada quatro consumidores (26%) afirmou acreditar que a indústria química é a menos preocupada com o seu impacto no ambiente das nove indústrias incluídas no questionário. 72% dos consumidores afirma também confiar pouco ou nada nas comunicações das empresas químicas em relação ao impacto ambiental dos seus produtos e serviços, em comparação com as restantes indústrias analisadas no estudo.

"Enquanto alguns resultados deste inquérito são encorajadores, existem também implicações para as empresas químicas, nomeadamente a necessidade de superarem a perceção negativa que têm junto do consumidor e a necessidade de produzirem materiais sustentáveis a um preço competitivo", afirma Rachael Barterls, Senior Managing Director na Accenture que lidera a área de Recursos Naturais e Química. "A indústria química é um capacitador e pode ser um acelerador fundamental para a economia circular. A realidade é que a indústria tem de estar na liderança destes temas ou arrisca-se a ser ultrapassada".

77% dos consumidores revela ainda no estudo que os plásticos são percecionados como o tipo de embalagem menos amigo do ambiente, enquanto que os produtos de papel são considerados os mais amigos do ambiente por 55% dos inquiridos.

Responder a estes e outros desafios pode ajudar as empresas a crescer. Adicionalmente, estudo sobre economia circular feito pela Accenture Strategy, realça que as empresas têm uma oportunidade de catalisar e capturar uma parte significativa de oportunidades criadas pela passagem para a economia circular.

Sobre o estudo:

Para identificar hábitos de compra e consumo dos consumidores referentes a diferentes tipos de embalagem e produtos, bem como perspetivas dos consumidores relacionadas com a reciclagem e reutilização de materiais, a Accenture inquiriu, durante o mês de abril de 2019, 6.000 consumidores, com idades entre os 18 e os 70 anos, em 11 países da Europa, América do Norte e Ásia.


A Accenture é uma organização global líder em serviços profissionais que oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, com capacidades digitais em todos esses serviços. Combina a sua experiência ímpar com uma forte especialização em mais de 40 indústrias suportada pela maior rede mundial de centros de Advanced Technology e Intelligent Operations. Com 506 mil profissionais a servir clientes em mais de 120 países, a Accenture utiliza a inovação contínua para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e a criar valor acrescentado em todos os seus negócios.
Visite-nos em www.accenture.pt.

Contacto:
Liliana Neto
liliana.c.neto@accenture.com