Accenture e SAP reforçam parceria para ajudarem empresas a acelerar a sustentabilidade, impulsionar novas fontes de valor e liderar a economia circular.

Soluções inovadoras irão acelerar a inclusão da sustentabilidade nos principais processos de negócios, cadeias de valor e de abastecimento.

Ao combinarem os Sustainability Services da Accenture, e o seu amplo conhecimento de indústria, à tecnologia SAP, estas duas organizações estão a expandir a sua aliança para criarem, em conjunto, novas soluções que podem capacitar as empresas a acelerar o progresso de descarbonização completa das suas cadeias de abastecimento, alcançando, consequentemente, a sua parte do crescimento económico projetado de 4,5 biliões de dólares que a economia circular poderá trazer. A Accenture e a SAP planeiam inovar e desenvolver uma nova solução para ajudar as organizações a incorporar métricas de sustentabilidade nas suas cadeias de valor e abastecimento, com foco no design e na produção. Através da utilização de dados integrados de todas as operações, as empresas podem projetar e produzir produtos com menos resíduos e com mais conteúdo reciclado e reciclável. Deste modo, ajudarão também a reduzir o custo crescente do compliance impulsionado pelas novas regulamentações para as embalagens e regulamentações de responsabilidade alargada do produtor (EPR).


Julie Sweet, CEO da Accenture defende que “o nosso trabalho conjunto com a SAP permitirá que os clientes, 92% dos quais na Forbes Global 2000, usem os seus sistemas centrais para conduzirem a sua agenda de sustentabilidade, otimizarem o seu desempenho ESG e atingirem os seus objetivos”, A CEO da Accenture afirma que o “reforço desta parceria baseia-se na nossa longa história com a SAP – que inclui a parceria conjunta no Pacto Global das Nações Unidas e 3M - e o compromisso partilhado de impulsionar a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”

A Accenture também apoia a iniciativa Climate 21 da SAP, que permite que empresas de qualquer setor usem análises avançadas para medir e minimizar as emissões de dióxido de carbono (CO2) e reduzir a pegada de carbono ao longo do ciclo de vida de um produto. Por exemplo, a investigação mostra que as emissões dos fornecedores upstream são em média cinco vezes mais altas do que as das operações diretas. Com métricas de sustentabilidade implementadas em toda a cadeia de abastecimento, end-to-end, as empresas ganham uma visão integrada da economia ambiental, do impacto dos custos e conseguem mais facilmente otimizar as suas operações.

Christian Klein, CEO da SAP refere quepara enfrentarmos com sucesso a maior ameaça ao nosso planeta, precisamos de colaborar a todos os níveis, das empresa e da sociedadeO CEO da SAP explica que “com base na nossa parceria e relação de confiança de longa data, a SAP e a Accenture decidiram unir forças para ajudar os clientes a obterem um crescimento sustentável a longo prazo. Estamos a criar visibilidade sobre o impacto ambiental em toda a cadeia de valor e fornecemos às empresas os insights de que precisam para tomarem as medidas certas e acelerarem a sua transição para a economia circular.”

Recentemente, a SAP e a Accenture, lançaram, nas SAP.iO Foundries de Berlim e Munique, um programa global com foco na sustentabilidade. O programa Futuro Sustentável, o maior grupo do SAP.i O até o momento, visa ajudar as startups B2B em estágio inicial a impulsionarem a transformação digital e a inovação em quatro áreas chave: monitorização e comercialização de carbono, eficiência de recursos, controlo e mitigação de risco climático e economia circular. Treze startups foram selecionadas para trabalhar com as SAP.iO Foundries, em conjunto com especialistas da Accenture e empresas líderes em vários setores.

Implementar os princípios da economia circular e a gestão sustentável da cadeia de abastecimento é uma tarefa incrivelmente desafiadora para as empresas, dado o conjunto diversificado de questões ESG e as várias partes interessadas envolvidas”, afirma Bjoern Stengel, senior research analyst da IDC. “De acordo com o estudo do IDC, as questões em torno do processo de criação de valor das empresas - design de produto e gestão de ciclo de vida, fornecimento de materiais, etc. - são os tópicos ESG que irão gerar, a curto prazo, a maior procura. A nova oferta da Accenture e da SAP permite que os clientes façam a gestão de insights críticos, data driven e end-to-end, que tenham em consideração as métricas não financeiras necessárias para construir cadeias de abastecimento sustentáveis ​​e ajudar as empresas a criarem valor partilhado”.

Esta colaboração é a última de uma série de iniciativas, da Accenture e da SAP, para ajudar as empresas a obterem valor através da sustentabilidade. O Pacto Global das Nações Unidas com o apoio da Accenture e SAP SE, que apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançou o ODS Ambition em janeiro de 2020 e publicou o ODS Ambition & Integration Guides em setembro de 2020. Juntas, através do SDG Ambition Accelerator, que começou em fevereiro de 2021, mais de 600 empresas, em 65 países, estão a aperfeiçoar competências para aplicarem estas ferramentas nos seus negócios.

Sobre a Accenture

Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 569 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt

Sobre SAP

A estratégia da SAP consiste em ajudar cada negócio a trabalhar como uma empresa inteligente. Como líder de mercado em software de aplicações informáticas empresariais, ajudamos empresas de diferentes dimensões, e em todos os setores, a trabalhar da melhor maneira: 77% da receita de transações do mundo são processadas através de um sistema SAP®. O nosso sistema de machine learning, Internet das coisas (IoT) e tecnologias analíticas avançadas, ajudam a transformar os negócios dos clientes em empresas inteligentes. A SAP ajuda a fornecer às pessoas e organizações uma visão profunda dos negócios e estimula a colaboração que as ajuda a manterem-se à frente dos seus concorrentes. Simplificamos a tecnologia para que as empresas possam utilizar o nosso software da maneira que quiserem - sem interrupções. O nosso pacote completo de aplicações e serviços permite que clientes comerciais e públicos, em 25 setores em todo o mundo, trabalhem de forma lucrativa, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.


Contacto:
Alexandre Vieira
alexandre.a.vieira@accenture.com