Organizações com Operações Inteligentes potenciadas pelo paradigma digital podem ajudar a desbloquear 5 biliões de dólares em crescimento económico

Organizações ‘Future-ready’ alcançam ganhos médios de eficiência de 13,1% e aumentam a sua rentabilidade em 6,4%, revela estudo da Accenture.

Lisboa, 12 de julho de 2021 – O novo estudo da Accenture conclui que a transição digital e os novos modelos operacionais, que resultaram da necessária adaptação ao contexto de pandemia, podem desbloquear até 5,4 biliões de dólares de crescimento nas receitas.


O relatório da Accenture ‘Fast Track to Future-Ready Performance’ avaliou o impacto de alcançar níveis progressivos de maturidade das operações de negócio, considerando o estágio mais elevado como ‘Future-ready’. Quanto maior a maturidade, maior o grau de recursos digitais, como inteligência artificial (IA), cloud e análise de dados.

Segundo esta pesquisa, apesar da incerteza económica atual, um pequeno conjunto de organizações, cerca de 7%, alcançou quase o dobro da eficiência e três vezes mais rentabilidade que os seus pares. Estas organizações ’Future-ready’ apostaram na transformação figital e reformularam os modelos operacionais, passando de melhorias graduais para uma reinvenção global.


Manish Sharma, group chief executive of Accenture Operations revela que a “incerteza também valorizou novas formas de trabalhar, reforçando a ideia de que os modelos de operações adequados podem ser catalisadores para a obtenção de vantagens competitivas, valor transformacional e crescimento”. O responsável global pela área de Operations da Accenture refere, contudo, que “esta é uma realidade que só funciona se as organizações transformarem realmente a forma como o trabalho é feito, através da integração de tecnologia, processos e pessoas.”

Carla Baltazar, Managing Director da Accenture Portugal, responsável pela área de Operations acrescenta ainda que “as organizações ‘Future-ready’ sabem que é crucial maximizar o talento numa era em que as pessoas são cada vez mais críticas para atingir o sucesso”. Carla Baltazar salienta ainda que “estas organizações estão a aproveitar a mudança e a reformular os seus modelos operacionais de forma a capitalizar a criatividade humana e a ‘machine intelligence’ para transformar a forma como as pessoas trabalham e o desempenho dos negócios”.

O caminho para ser uma Organização ‘Future-ready’
As organizações ‘Future-ready’ transformam os seus modelos operacionais através do recurso a dados mais valiosos para a tomada de decisões, integração de inteligência artificial (IA) para aumentar a capacidade instalada e implementação de modelos de força de trabalho ágeis – com diferenças marcantes na adoção digital e maturidade operacional. As áreas em que se concentram incluem:

Atualmente, as organizações estão em diferentes níveis de maturidade operacional em todas as indústrias. Os resultados indicam que a percentagem de organizações ‘Future-ready’ nas indústrias de seguros (10%) e tecnologia (9%) é geralmente maior do que em outros setores de atividade. No entanto, à medida que a pandemia força a aceleração digital sem precedentes, a Accenture prevê que algumas indústrias possam subir ao pódio da categoria ‘Future-ready’ até 2023, como por exemplo a indústria automóvel (48%), os seguros (42%) e a banca (37%).

No que concerne ao ‘valor transformacional’ – um conceito que toma em consideração o desempenho financeiro e a experiência diferenciada oferecida – o relatório Fast Track to Future-Ready Performance’ conclui que as organizações ‘Future-ready’ alcançam ganhos médios de eficiência de 13,1% e aumentam a sua rentabilidade em 6,4%.

Além disso, as organizações que avançaram para o nível ‘Future-ready’ nos últimos três anos relataram melhorias na velocidade de inovação de produtos e serviços (citado por 83%), envolvimento e retenção de colaboradores (80%), experiência do cliente (75%) , valor comercial gerado a partir de dados (73%) e combinação de talento dos colaboradores e esforços de requalificação (68%).

Embora a maioria esteja a progredir, as descobertas da Accenture relatam que 93% das organizações podem fazer mais e avançar a maturidade das operações de negócios.
O relatório da Accenture ‘Fast-Track to Future-Ready Performance’ é o primeiro de uma série de estudos que analisa as tendências que moldam a forma como as organizações operam a nível global.

Metodologia
A Accenture entrevistou 1.100 executivos em todo o mundo, 44% dos quais eram executivos C-Level, em 11 países e 13 setores de atividade. O estudo da Accenture, avaliou quatro níveis de maturidade das operações de negócio – estável, eficiente, preditiva e ‘Future-ready’ – com cada nível sustentado por recursos digitais em progresso, como IA, cloud e dados. O impacto nos negócios foi avaliado combinando as respostas da pesquisa com dados financeiros validados externamente de 810 das 1.100 organizações inquiridas.

Sobre a Accenture
Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 569 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt/

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