Organizações que migram para a cloud para reduzir custos no imediato, arriscam-se a perder vantagens competitivas
As organizações que tiram o máximo proveito da cloud – “Continuum Competitors” – olham a cloud como um modelo operativo para a inovação.
Com base num inquérito da Accenture com cerca de 4.000 executivos C-Suite, de organizações dos setores público e privado em todo o mundo, o relatório, revela porque é que olhar para a cloud como uma migração única para um destino estático – essencialmente como um data center mais barato e eficiente – é limitativo. Na verdade, o foco apenas na redução de custos pode colocar as organizações em desvantagem competitiva, quando comparadas com aquelas que usam a cloud de forma mais estratégica nas suas muitas formas dinâmicas, incluindo cloud pública, privada e edge.
“A maioria das organizações implementa uma combinação de cloud pública, privada e edge, com pouca integração entre elas”, afirma Vanda Gonçalves, Managing Director, responsável pela área de Cloud da Accenture em Portugal. “Como resultado, a inovação, os dados e as melhores práticas alcançadas em algumas áreas da organização não beneficiam o todo, impedindo assim a maximização de valor. No entanto, uma pequena percentagem das organizações está a posicionar-se para tirar o máximo valor possível da cloud, olhando-a como um “continuum” de tecnologias que abrange diferentes locais e tipos de propriedade, com suporte dinâmico de 5G em cloud e redes definidas por software para oferecer suporte às necessidades, em constante mudança, dos seus negócios.”
O relatório da Accenture revela que, embora as organizações planeiem migrar, em média, mais de dois terços das suas workloads para a cloud, nos próximos três a cinco anos, apenas metade estará a utilizar todo o potencial da cloud nas suas várias formas para transformar o dia a dia das suas operações, realizar projetos de investigação e desenvolvimento ou modernizar aplicações para responderem às necessidades do negócio.
A Accenture define as organizações que lideram o caminho na cloud como “Continuum Competitors”. Estas organizações – que representam cerca de 12-15% dos inquiridos, dependendo da região – destacam-se por alargarem a experiência que tiveram com a cloud pública aos seus data centers privados e assim transformarem o dia a dia das suas operações. Como resultado do seu envolvimento contínuo na cloud, obtêm ganhos substanciais e superam os seus concorrentes. Os “Continuum Competitors” estão também, de acordo com o estudo, muito melhor posicionados no que se refere à sua capacidade de resistência a futuras situações de instabilidade.
Nos “Continuum Competitors” incluem-se organizações como a Carlsberg, por exemplo. Além da poupança em custos operacionais, a multinacional dinamarquesa cita a liberdade de inovar e experimentar como uma das principais vantagens da cloud, permitindo-lhes lançar novas iniciativas e campanhas, em horas, em vez de meses.
“A futura competitividade de uma empresa depende da escolha do tipo certo de cloud para as aplicações e serviços baseados na cloud – como inteligência artificial, contact centers inteligentes, edge computing, robótica, extended reality, entre outros – e da implementação de práticas avançadas, necessárias para alavancar essas tecnologias”, indica Vanda Gonçalves. “Ao usar estratégias de cloud-first, as organizações conseguem criar melhores experiências para o cliente, processos de negócio mais inteligentes e produtos mais sustentáveis.”
Ao contrário das organizações cujos esforços na cloud se concentram principalmente na migração única para economia de custos e eficiência, os “Continuum Competitors”:
Sobre a Accenture
Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 624 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt.
Contacto:
Alexandre Vieira
alexandre.a.vieira@accenture.com
“A maioria das organizações implementa uma combinação de cloud pública, privada e edge, com pouca integração entre elas”, afirma Vanda Gonçalves, Managing Director, responsável pela área de Cloud da Accenture em Portugal. “Como resultado, a inovação, os dados e as melhores práticas alcançadas em algumas áreas da organização não beneficiam o todo, impedindo assim a maximização de valor. No entanto, uma pequena percentagem das organizações está a posicionar-se para tirar o máximo valor possível da cloud, olhando-a como um “continuum” de tecnologias que abrange diferentes locais e tipos de propriedade, com suporte dinâmico de 5G em cloud e redes definidas por software para oferecer suporte às necessidades, em constante mudança, dos seus negócios.”
O relatório da Accenture revela que, embora as organizações planeiem migrar, em média, mais de dois terços das suas workloads para a cloud, nos próximos três a cinco anos, apenas metade estará a utilizar todo o potencial da cloud nas suas várias formas para transformar o dia a dia das suas operações, realizar projetos de investigação e desenvolvimento ou modernizar aplicações para responderem às necessidades do negócio.
A Accenture define as organizações que lideram o caminho na cloud como “Continuum Competitors”. Estas organizações – que representam cerca de 12-15% dos inquiridos, dependendo da região – destacam-se por alargarem a experiência que tiveram com a cloud pública aos seus data centers privados e assim transformarem o dia a dia das suas operações. Como resultado do seu envolvimento contínuo na cloud, obtêm ganhos substanciais e superam os seus concorrentes. Os “Continuum Competitors” estão também, de acordo com o estudo, muito melhor posicionados no que se refere à sua capacidade de resistência a futuras situações de instabilidade.
Nos “Continuum Competitors” incluem-se organizações como a Carlsberg, por exemplo. Além da poupança em custos operacionais, a multinacional dinamarquesa cita a liberdade de inovar e experimentar como uma das principais vantagens da cloud, permitindo-lhes lançar novas iniciativas e campanhas, em horas, em vez de meses.
“A futura competitividade de uma empresa depende da escolha do tipo certo de cloud para as aplicações e serviços baseados na cloud – como inteligência artificial, contact centers inteligentes, edge computing, robótica, extended reality, entre outros – e da implementação de práticas avançadas, necessárias para alavancar essas tecnologias”, indica Vanda Gonçalves. “Ao usar estratégias de cloud-first, as organizações conseguem criar melhores experiências para o cliente, processos de negócio mais inteligentes e produtos mais sustentáveis.”
Ao contrário das organizações cujos esforços na cloud se concentram principalmente na migração única para economia de custos e eficiência, os “Continuum Competitors”:
- apresentam duas a três vezes maior probabilidade de inovar, automatizar e reprojetar o seu trabalho de investigação e desenvolvimento;
- alcançam reduções de custos entre 2,7x (Europa) e 1,2x (América do Norte) e maiores do que as organizações focadas principalmente na migração de dados;
- visam atingir mais objetivos operacionais e financeiros, incluindo a aumentar em até 50% os KPIs de negócio, como o aumento de clientes e o lançamento no mercado mais rapidamente do que seus pares;
- têm uma probabilidade até três vezes maior de usar a cloud para atingir pelo menos dois objetivos de sustentabilidade, como a utilização de fontes de energia verdes, projetar para um menor consumo de energia e usar servidores de forma mais eficiente para reduzir o consumo de energia.
- Saber para onde pretende que o “continuum” o conduza. Uma organização deve primeiro desenvolver uma estratégia com uma visão que estabeleça claramente os seus valores centrais e as suas aspirações, que identifique vulnerabilidades competitivas e que classifique recursos que relacionem onde a empresa está hoje com as suas aspirações. Estas estratégias devem ser desenvolvidas tendo em conta a evolução constante dos recursos da cloud em todo o “continuum”.
- Estabelecer práticas cloud que ofereçam suporte e ampliem tecnologias. As organizações devem combinar a adoção da tecnologia com práticas que tragam disciplina e que ajudem a mudar áreas não tecnológicas à luz dos avanços computacionais. Agilidade é a característica mais importante para se ser um “Continuum Competitors” pois inspira a utilização de aplicações cloud-first, a requalificação do talento, a experimentação de tecnologias de informação e de computação, entre outras áreas.
- Acelerar a inovação para proporcionar experiências excecionais. Os “Continuum Competitors” priorizam os seus investimentos numa área: a experiência. Usam uma combinação de human-centered design e tecnologias baseadas na cloud, como edge computing, para repensar a experiência e levá-la a um envolvimento maior com os seus clientes, parceiros e colaboradores. Isso é conseguido impulsionando uma mentalidade de experiência em toda a organização, incluindo produtos e serviços, experiência dos colaboradores e modelos de entrega.
- Oferecer um compromisso estratégico contínuo. A liderança necessita estabelecer objetivos de negócio, definir níveis de risco apropriados e promover uma cultura de agilidade e crescimento. As organizações também devem reconhecer a natureza partilhada do desafio: todos na organização precisam ser informados acerca do potencial, cada vez maior, da cloud e das melhores práticas.
Sobre a Accenture
Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 624 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt.
Contacto:
Alexandre Vieira
alexandre.a.vieira@accenture.com