Organizações que migram para a cloud para reduzir custos no imediato, arriscam-se a perder vantagens competitivas


As organizações que tiram o máximo proveito da cloud – “Continuum Competitors” – olham a cloud como um modelo operativo para a inovação.

Com base num inquérito da Accenture com cerca de 4.000 executivos C-Suite, de organizações dos setores público e privado em todo o mundo, o relatório, revela porque é que olhar para a cloud como uma migração única para um destino estático – essencialmente como um data center mais barato e eficiente – é limitativo. Na verdade, o foco apenas na redução de custos pode colocar as organizações em desvantagem competitiva, quando comparadas com aquelas que usam a cloud de forma mais estratégica nas suas muitas formas dinâmicas, incluindo cloud pública, privada e edge.


A maioria das organizações implementa uma combinação de cloud pública, privada e edge, com pouca integração entre elas”, afirma Vanda Gonçalves, Managing Director, responsável pela área de Cloud da Accenture em Portugal. “Como resultado, a inovação, os dados e as melhores práticas alcançadas em algumas áreas da organização não beneficiam o todo, impedindo assim a maximização de valor. No entanto, uma pequena percentagem das organizações está a posicionar-se para tirar o máximo valor possível da cloud, olhando-a como um “continuum” de tecnologias que abrange diferentes locais e tipos de propriedade, com suporte dinâmico de 5G em cloud e redes definidas por software para oferecer suporte às necessidades, em constante mudança, dos seus negócios.

O relatório da Accenture revela que, embora as organizações planeiem migrar, em média, mais de dois terços das suas workloads para a cloud, nos próximos três a cinco anos, apenas metade estará a utilizar todo o potencial da cloud nas suas várias formas para transformar o dia a dia das suas operações, realizar projetos de investigação e desenvolvimento ou modernizar aplicações para responderem às necessidades do negócio.

A Accenture define as organizações que lideram o caminho na cloud como “Continuum Competitors”. Estas organizações – que representam cerca de 12-15% dos inquiridos, dependendo da região – destacam-se por alargarem a experiência que tiveram com a cloud pública aos seus data centers privados e assim transformarem o dia a dia das suas operações. Como resultado do seu envolvimento contínuo na cloud, obtêm ganhos substanciais e superam os seus concorrentes. Os “Continuum Competitors” estão também, de acordo com o estudo, muito melhor posicionados no que se refere à sua capacidade de resistência a futuras situações de instabilidade.

Nos “Continuum Competitors” incluem-se organizações como a Carlsberg, por exemplo. Além da poupança em custos operacionais, a multinacional dinamarquesa cita a liberdade de inovar e experimentar como uma das principais vantagens da cloud, permitindo-lhes lançar novas iniciativas e campanhas, em horas, em vez de meses.

A futura competitividade de uma empresa depende da escolha do tipo certo de cloud para as aplicações e serviços baseados na cloud – como inteligência artificial, contact centers inteligentes, edge computing, robótica, extended reality, entre outros – e da implementação de práticas avançadas, necessárias para alavancar essas tecnologias”, indica Vanda Gonçalves. “Ao usar estratégias de cloud-first, as organizações conseguem criar melhores experiências para o cliente, processos de negócio mais inteligentes e produtos mais sustentáveis.

Ao contrário das organizações cujos esforços na cloud se concentram principalmente na migração única para economia de custos e eficiência, os “Continuum Competitors”:

Ao estudar o uso que os “Continuum Competitors” fazem da cloud, a Accenture identificou quatro abordagens de cloud vencedoras e aplicáveis ​​a qualquer organização:

O estudo Accenture ‘Ever-ready for Every Opportunity: How to Unleash Competitiveness on the Cloud Continuum’, chega num momento em que as organizações foram forçadas pela pandemia a fornecer aos seus cliente experiências únicas e a servi-los de formas novas e virtuais. Estudos anteriores da Accenture revelam que as empresas que escalaram a inovação tecnológica durante a COVID-19 estão a fazer crescer as suas receitas, cinco vezes mais depressa do que as que se atrasaram na adoção da inovação tecnológica.

Sobre a Accenture
Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 624 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt.

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