Estudo global da Accenture identifica grupo emergente de organizações líderes que estão a adotar a estratégia de “Total Enterprise Reinvention” para alcançar níveis superiores de desempenho

Lisboa, 20 de janeiro de 2023: O ambiente volátil que se vive atualmente levou a que um pequeno grupo de empresas adotasse uma estratégia de Total Enterprise Reinvention – a qual inclui novas tecnologias e formas de trabalho -, de modo a poderem crescer e liderar nos seus mercados.


A Total Enterprise Reinvention é a estratégia alimentada pelos avanços em tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) e a Cloud Computing. Atualmente, apenas 8% das empresas inquiridas são ’Reinventors, estabelecendo uma nova meta de desempenho para si próprias e, na maioria dos casos, para as suas indústrias. A sua transformação está centrada em torno de um core digital forte e de novas formas de trabalho que ajudam a otimizar as operações e a impulsionar o crescimento.

Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture revela que “após a pandemia, estes líderes encontraram uma nova estratégia que lhes permitiu mudar o rumo das suas organizações e das suas indústrias”. Julie Sweet acredita que “estes executivos estão a transformar cada parte da sua empresa para conseguir melhores resultados financeiros, inovação, maior resiliência, e criar mais valor para todas as partes interessadas".

Como parte do estudo, a Accenture integrou mais de 1.500 executivos, 75% dos quais concordaram que uma série de forças externas - particularmente o ritmo da inovação tecnológica, a mudança das preferências dos consumidores e as alterações climáticas - vão acelerar ainda mais o seu investimento na transformação digital.

A maioria das empresas (86%) concentra-se na transformação de partes do seu negócio e trata a transformação como um programa finito e não como um processo contínuo. A Accenture chama a estes ’Transformers’. Os restantes seis por cento das empresas são ’Otimizers’. Estes últimos concentram-se em transformações funcionais de âmbito limitado e, nestes casos, a tecnologia não é consideradaum facilitador significativo das suas transformações.

No caso dos ‘Reinventors’, os benefícios financeiros são claros, uma vez que estas empresas reportam um crescimento de receitas incremental de 10%, melhorias na redução de custos em 13% e melhorias no balanço 17% mais elevadas do que os Transformers. Também proporcionam 1,3 vezes mais valor financeiro nos primeiros seis meses do que os ‘Transformadors’ - um reflexo da velocidade a que os ‘Reinventors’ operam. Além disso, dois terços dos ‘Reinventors’ dizem que a entrega da sua estratégia de reinvenção está a ser significativamente mais rápida em relação a transformações passadas, em comparação com menos de um terço dos ‘Transformers’.

Jack Azagury, Diretor Executivo do grupo Accenture Strategy & Consulting explica que "o nosso Índice Global de Disrupção, uma medida composta que abrange disrupções económicas, sociais, geopolíticas, climáticas, de consumo e tecnológicas, mostra um aumento de 200% nos últimos cinco anos". Jack Azagury assume que "chegou o momento de as empresas adotarem uma estratégia de Total Enterprise Reinvention que hoje está disponível através da tecnologia e de novas formas de trabalho".

Como é que as empresas se podem tornar ‘Reinventors’?
As empresas que adotam a Total Enterprise Reinvention apresentam seis características:

  1. Reinvenção é a estratégia. Já não é uma alavanca de execução.
  2. O core digital torna-se uma fonte primária de vantagem competitiva. Aproveitam o poder da Cloud, dos dados e da IA através de um conjunto interoperável de sistemas em toda a empresa que permite o rápido desenvolvimento de novas capacidades.
  3. A reinvenção vai além dos padrões de referência. A tecnologia e as novas formas de trabalho criam uma nova meta de desempenho.
  4. A estratégia de talento e o impacto das pessoas são fundamentais para reinventar. Estas empresas consideram a gestão da mudança uma competência central.
  5. A reinvenção não tem fronteiras e quebra silos organizacionais. Aborda as capacidades end-to-end.
  6. A reinvenção é contínua. Já não é uma reinvenção pontual definida no tempo, mas uma capacidade continuamente explorada pela organização.

Mais relatórios da Accenture
A Accenture publicou três relatórios adicionais no Fórum Económico Mundial 2023 que sublinham a importância da Total Enterprise Reinvention para acelerar o crescimento através da construção de um core digital forte, do investimento em novas tecnologias, e da transformação da forma como a colaboração funciona em toda a organização.


Sobre o Estudo
Total Enterprise Reinvention CxO Survey: A Accenture Research realizou um inquérito a 1.516 executivos em Novembro de 2022. Os inquiridos foram questionados sobre a abordagem da sua organização à transformação empresarial e estratégia de reinvenção, bem como sobre os seus programas específicos e fatores de sucesso. A sondagem foi conduzida em dez países: Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos da América. Os inquiridos representaram 19 indústrias: Aeroespacial e Defesa; Aviação, Viagens e Transportes; Automóvel; Banca (Retalho); Mercado de Capitais; Química; Comunicações, Media e Entretenimento; Bens de Consumo e Serviços; Energia; Saúde; Tecnologia; Bens e Equipamentos Industriais; Seguros; Recursos Naturais; Farmacêutico, Biotecnologia e Ciências da Vida; Serviços Públicos; Retalho; Software e Plataformas; e Serviços Públicos.

Índice Global de Disrupção: O Índice é uma medida composta que abrange as perturbações económicas, sociais, geopolíticas, climáticas, de consumo e tecnológicas, e mostra que os níveis de disrupção aumentaram 200% de 2017 a 2022. Em comparação, o Índice subiu apenas 4% de 2011 a 2016. A Accenture criou uma medida global de disrupção para avaliar o nível de volatilidade e mudança no ambiente empresarial externo. O índice baseia-se na média de seis subcomponentes que cobrem as esferas económica, social, geopolítica, ambiental, de consumo e tecnológica.

Explore o relatório " Total Enterprise Reinvention: The strategy that leads to a new performance Frontier” na Accenture Foresight, a nossa nova app, que fornece os últimos relatórios, estudos de caso, blogs, videos, podcasts e muito mais. Descarregue a aplicação em http://www.accenture.com/foresight