A solução inclui componentes modulares para responder às diferentes necessidades das autoridades de saúde pública.

 
Lisboa, 8 de outubro 2020 - A Accenture anunciou o lançamento de uma solução abrangente de gestão de vacinas para ajudar os Governos e as organizações de saúde a planear e desenvolver os programas de vacinação contra a COVID-19 e iniciativas paralelas de distribuição e comunicação, de forma rápida e eficaz.

A solução agora apresentada aumenta a capacidade de rastreio de contactos, com o objetivo de ajudar as jurisdições de saúde pública a cumprirem as diretrizes recém-lançadas pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), que se estão a preparar para a distribuição da vacina COVID-19. Esta solução reúne a experiência que a Accenture tem da indústria, de análise e consultoria e inclui componentes construídos através da plataforma Salesforce. É esperado que os Governos locais, estatais e nacionais, bem como organizações de saúde a nível mundial, se preparem para o planeamento, desenvolvimento, coordenação, distribuição e gestão de programas de imunização contra a COVID-19.

"A nossa solução foi projetada para apoiar de forma ampla as necessidades variadas de desenvolvimento, lançamento e execução de programas de imunização em massa, levados a cabo por autoridades públicas e órgãos de saúde em todo o mundo", afirma Ryan Oakes, managing director of global public sector da Accenture. "Os esforços precisam de ser postos em prática rapidamente e de abranger uma ampla gama de atividades, de acordo com as diretivas do CDC, e estamos preparados para ajudar sistematicamente as organizações a esclarecer e avançar de forma ágil com as suas prioridades para a gestão da vacinação contra a COVID-19."

A solução inclui os seguintes componentes que podem ser usados ​​juntos ou individualmente, com base nas necessidades específicas:
  • Plataforma de gestão e rastreio de vacinas – Através da utilização da plataforma Salesforce, que permite o aumento da capacidade de rastreio de contactos da Accenture, é possível seguir, com segurança, a jornada de vacinação de um residente, desde o registo e agendamento de consultas até a administração final da vacina e acompanhamento de sintomas.
  • Gestão de fornecimentos – Através da utilização de software comercial de última geração para otimização com base em possíveis restrições de fornecimento, e apoiando-se na ampla experiência em gestão de cadeias de abastecimento da Accenture, a solução oferece suporte para pedidos de fornecimento de vacinas, gestão de stock e previsão de procura.
  • Educação e envolvimento da comunidade - Potencia os já robustos recursos de marketing e gestão de campanhas da Accenture e utiliza a plataforma Salesforce para impulsionar e gerar conhecimento, assim como a sua adoção pelos fornecedores e pelas populações críticas, através da utilização de uma abordagem data-driven, que põe as pessoas em primeiro lugar.
  • Gestão de contactos - Construída sobre a plataforma Salesforce, esta solução foi projetada para ajudar as organizações em alturas de grandes aumentos ou picos no volume de chamadas, através da utilização de agentes virtuais que respondem a perguntas frequentes e que utilizam SMS/texto e e-mails automatizados para gerar envolvimento da comunidade, fazer triagem de elegibilidade e questionários de saúde.
  • Análise e relatórios – Através da utilização da AIP+ da Accenture Applied Intelligence, os dados de saúde pública e de terceiros vão ser utilizados para criar planos de distribuição de vacinas equitativos; para definir e redefinir populações de alta prioridade; alocar o fornecimento de vacinas; monitorizar o envolvimento da população e de adesão ao tratamento e dosagem; fornecer análise de logística de distribuição last mile, e fazer análise de padrões de eficácia e segurança.
  • Suporte organizacional - Suporte de consultoria para apoio na criação, recomendada pelo CDC, de comités internos de planeamento e implementação de vacinação e de requisitos de processos de negócios, com o objetivo de obter uma implementação bem-sucedida da vacinação.
A Accenture e a Salesforce desenvolveram rapidamente soluções conjuntas, durante a pandemia, para ajudar Governos e organizações com os novos problemas e necessidades, fruto da mudança repentina, originada pelo surto da COVID-19. Em maio, a Accenture colaborou com a Salesforce para criar soluções de gestão de saúde e cuidados públicos enquanto parceiro inaugural da Work.com – um conjunto de soluções da Salesforce para ajudar organizações em todo o mundo a trabalhar com segurança, incluindo recursos de gestão de vacinas através da Work.com for Vaccines.

"A Accenture é uma líder comprovada e estratégica na solução de desafios complexos para os setores público e privado, através da utilização da plataforma Salesforce", afirma o Dr. Ashwini Zenooz, diretor médico e GM of Healthcare and Life Sciences da Salesforce. "Assim como a Accenture está pronta para ajudar os Governos e as organizações de saúde a implementar o Work.com for Vaccines da Salesforce, estamos também prontos para os ajudar a lidar com sucesso com a gestão de vacinas através das suas soluções desenvolvidas no Salesforce."
Yusuf Tayob, managing director do Accenture Salesforce Business Group, acrescentou: "Estamos orgulhosos por ampliarmos o nosso investimento nas plataformas Work.com e Customer 360 da Salesforce para oferecer soluções de gestão de vacinação aos nossos clientes nas áreas da saúde e serviços públicos, e dos setores de ciências da vida e logística. A Accenture tem uma aliança de longa data com a Salesforce e um forte histórico de encontrar soluções para os desafios comerciais e Governamentais mais urgentes. Estamos empolgados por trabalharmos juntos neste importante imperativo social."