Accenture e World Economic Forum descodificam “ADN da sustentabilidade”

Para organizações que procuram gerar maior valor e impacto

As empresas com práticas de “stakeholder management” profundamente enraizadas são, pelo menos 20%, mais rentáveis e geram maior impacto ambiental e social.

Lisboa; 09 de novembro de 2021 - Um novo estudo da Accenture e do World Economic Forum revela as características que os executivos C-Suite devem possuir para construir organizações sustentáveis, que ofereçam valor duradouro e impacto equitativo aos seus colaboradores, clientes e às comunidades em que se inserem.


O relatório, Shaping the Sustainable Organization, demonstra que as intenções são amplamente superiores à capacidade das organizações para garantir o cumprimento dos objetivos ambientais, sociais e de governance (ESG). Para alcançar as metas de sustentabilidade, a Accenture e o World Economic Forum descodificaram o "ADN da sustentabilidade", um conjunto de 21 práticas, sistemas e processos de gestão que constituem as bases da construção de uma política centrada nos stakeholders.



Os desafios ambientais e sociais do planeta já estão a impactar o mundo dos negócios”, afirma Peter Lacy, chief responsible officer e responsável global pela área de Sustainability Services da Accenture.Mas o nosso estudo com o World Economic Forum revelou que as empresas que partilham o ADN da sua organização e liderança com os seus stakeholders, garantem desempenhos de sustentabilidade e criação de valor significativamente melhores. Estas organizações pioneiras, tiram partido de novas tecnologias e conjuntos de dados ESG para criar cadeias de abastecimento mais sustentáveis ​​e resilientes; sistematicamente aproveitam o poder inovador da diversidade, e impulsionam o crescimento ao colocar as necessidades dos seus stakeholders no core de produtos, serviços e novas oportunidades de mercado. Aqueles que ignorarem que este é o momento de se posicionarem para o futuro, correm o risco de ficar para trás.”

Para avaliar o “ADN de sustentabilidade” em organizações de todo o mundo, a Accenture e o World Economic Forum criaram o Sustainable Organization Index (SOI)), que classifica cerca de 4.000 empresas com base em evidências da utilização no mercado de práticas de apoio aos ESG em 146 áreas. As organizações no quartil superior do SOI demonstram um desempenho significativamente mais forte quando comparadas com aquelas com pontuações mais baixas ou menos consistentes. Em particular, as empresas com um “ADN de sustentabilidade” mais forte, alcançam em média, um aumento de 21%, tanto na margem EBITDA como no impacto ambiental e social.

De acordo com o relatório, a incorporação do ADN de sustentabilidade impulsiona, de três formas distintas, mudanças comportamentais ao longo de toda a organização – promovendo conexões humanas; potenciando a inteligência coletiva e impulsionando a responsabilidade a todos os níveis. No geral, as empresas tendem a ter pontuações mais altas nas categorias que capacitam e que aprofundam ”conexões humanas” (pontuação SOI média = 57), e que refletem a sua capacidade de envolver os stakeholders, mas são mais fracas em áreas que constroem ”inteligência coletiva” (47), sugerindo alguma dificuldade das equipas de liderança na construção de uma política centrada nos stakeholders.

Em termos gerais, a pontuação média das empresas no SOI foi de apenas 52/100, sugerindo que a maioria tem potencial significativo para fortalecer seu “ADN de sustentabilidade”. O relatório defende três etapas que as organizações devem seguir para criar um ciclo de mudança que gere valor para todos os stakeholders:

O impacto abrangente da COVID-19 fez-nos entender que as organizações precisam de responder às necessidades de todos os stakeholders”, afirmou o professor Schwab, fundador e presidente executivo do World Economic Forum. “Ao investir em práticas organizacionais que se mantêm, as empresas contribuem para o bem-estar social e para o bem comum, ao mesmo tempo que ficam em melhor posição para atingir as suas metas financeiras.”
Para obter mais informações sobre o estudo ‘Shaping the Sustainable Organization ´, visite www.accenture.com/sustainableorg

Sobre o Estudo:
O modelo de “ADN da sustentabilidade” foi desenvolvido através de inquéritos e entrevistas com líderes empresariais, consumidores e colaboradores. Para validar o modelo, trabalhámos com a Arabesque S-Ray, um fornecedor de dados ambientais, sociais e de governance (ESG), para construir o Sustainable Organization Index (SOI), que classifica quase 4.000 empresas de acordo com evidências focadas no modelo ESG em 146 áreas. Posteriormente, foi feita uma análise econométrica para testar a relação das pontuações SOI com os desempenhos financeiros e de sustentabilidade.

Sobre a Accenture:
Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 624 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.com/pt-pt

Sobre o World Economic Forum:
O World Economic Forum é a Organização Internacional para Cooperação Público-Privada. Envolve os principais líderes políticos, empresariais, culturais, e outros na sociedade para moldar as agendas globais, regionais e industriais. Foi criado em 1971 como uma fundação sem fins lucrativos e está sediado em Genebra, na Suíça. É independente, imparcial e não está vinculado a nenhuma posição política específica.

Contacto:
Alexandre Vieira
alexandre.a.vieira@accenture.com