Accenture compra Arca e reforça serviços de rede 5G

Esta aquisição consolida as capacidades da Accenture para impulsionar a transformação integral dos seus clientes, através da implementação de serviços e operações de rede.

Lisboa, 13 de janeiro de 2020 - A Accenture anunciou a aquisição da Arca, uma empresa ibérica de serviços de engenharia com foco em operações de rede 5G. Os seus 640 colaboradores especializados em telecomunicações passaram a integrar a Accenture.

Esta aquisição reforça o papel da Accenture como um parceiro-chave na engenharia, design, implementação e operação de serviços de rede - voz, dados, vídeo, fixo, móvel, 5G e IoT - para clientes nos setores de telecomunicações, industrial, energia e infraestruturas. Por outro lado, irá impulsionar as capacidades de rede da empresa em Espanha e Portugal, oferecendo aos clientes um conjunto abrangente de serviços de transformação, que vão desde a estrutura  da rede 5G até à engenharia, operações e serviços da indústria.


 
A Arca oferece serviços multidisciplinares para operações de rede - incluindo atividades para criar, desenhar, implementar e gerir infraestruturas de telecomunicações - apoiados por uma plataforma integrada que automatiza a monitorização de rede, otimiza processos e prevê anomalias do sistema. A combinação desses recursos com a plataforma SynOps da Accenture aumentará a capacidade da empresa em ajudar as organizações a direcionar os modelos operacionais para novas formas de crescimento.

Domingo Mirón, Presidente da Accenture Espanha, afirma que o “5G, a cloud e a edge computing irão dar início a uma nova fase de mudança e inovação para as organizações”. Mirón refere ainda que o “proveito de todo o seu potencial dependerá da forma como as empresas agem e da adoção de uma estratégia certa, que lhes permita construir novas soluções de negócios através do investimento em rede. Com a aquisição da Arca fortalecemos as nossas capacidades para ajudarmos os clientes a acelerar a transformação da sua rede 5G, desde o design até à sua implementação e operação”.

Eduardo Fitas, Vice-presidente da Accenture Portugal, responsável pelas áreas de Comunicações, Media e Tecnologia, afirma que “a transformação necessária para estas indústricas modernizarem sistemas, processos, produtos e serviços só será possível com um profundo conhecimento das redes subjacentes, que suportam essas tecnologias disruptivas. A vasta experiência da Arca, com serviços de rede, complementa totalmente a estratégia da Accenture de gerar valor partilhado com os clientes por meio da colaboração do talento humano e da tecnologia digital. Juntos pretendemos ajudar os clientes a adaptarem o seu modelo operacional, expandir as competências internas e impulsionar a inovação para desbloquear o potencial do 5G”.

Fundada em 1998, a Arca tem uma vasta experiência com operadoras de rede, empresas de serviços de infraestrutura de telecomunicações e outras grandes empresas, tendo trabalhado na transformação dos seus negócios e processos e na implementação de novas tecnologias de comunicação. A Arca também oferece outros serviços como suporte de vendas, análise, avaliação de processos, provisionamento e garantia de serviço. A empresa tem 14 escritórios em toda a Ibéria, incluindo em Lisboa.

Na Arca, a nossa visão passou sempre por sermos um parceiro confiável em qualquer tipo de projeto de telecomunicações e diferenciar o que fazemos por processos inovadores, profunda experiência e talento incomparável”, refere César Cid, CEO da Arca. “A adesão à Accenture permitir-nos-á avançar com um trajeto de sucesso exponencial, através da disponibilização de recursos para uma escala global e capitalização da amplitude e profunda experiência da Accenture em quase todos os setores e mercados”.

Os termos da transação não foram divulgados.

Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 514 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade.
Visite-nos em www.accenture.pt.

Contacto:
Liliana Neto
liliana.c.neto@accenture.com