Potencial disruptivo do 5G subestimado por executivos

2 de julho de 2019 – Segundo os resultados de um estudo global da Accenture, os executivos das áreas de negócio e de tecnologia subestimam o potencial disruptivo da tecnologia 5G. Um inquérito a executivos de empresas de grande e média dimensão em 10 países concluiu que 53% dos inquiridos acredita que existem poucas vantagens adicionais que a rede 5G lhes pode trazer face às redes 4G, ao nível da velocidade e capacidade de rede.

Eduardo Fitas, vice-presidente da Accenture Portugal e responsável pela área de Comunicações, Media e Tecnologia, afirma que "o estudo demonstra o desconhecimento que ainda existe sobre o potencial valor que o 5G pode trazer às organizações. Para que este potencial seja desbloqueado, é necessário que as organizações entendam as necessidades do cliente, consigam superar as barreiras de adoção e impulsionem a colaboração entre os fornecedores de serviços, tudo isto trabalhando num modelo de colaborativo num ecossistema que inclua operadores de comunicações, integradores de soluções e fornecedores de equipamentos".

Papel dos fornecedores de telecomunicações

72% dos executivos afirmou ter dificuldade em imaginar futuras possibilidades e utilizações do 5G, sendo que as empresas de telecomunicações são dos principais fornecedores de serviços com os quais os 40% dos inquiridos planeiam associar-se na sua implementação. Contudo, 60% dos executivos identificou existir uma falta de conhecimento por parte dos fornecedores de serviços de telecomunicações acerca dos desafios nas suas indústrias e como o 5G pode aí ser aplicado para inovar.
Os executivos citaram também uma série de barreiras na adoção da rede 5G como, por exemplo, o investimento inicial (36%), a segurança (32%) e a adesão dos colaboradores (29%). Enquanto 78% dos executivos acredita que a utilização do 5G irá tornar o seu negócio mais seguro, 32% tem dúvidas em relação à sua segurança.

Por outro lado, e apesar dos desafios apresentados, os executivos admitem que esta tecnologia pode ter um enorme potencial na criação de vantagens competitivas. 60% dos executivos acredita que a rede 5G irá abranger quase toda a população em 2022 e 70% acredita que as aplicações 5G irão permitir criar novos negócios e novas experiencias no mercado.

Segundo Eduardo Fitas, "a rede 5G irá trazer consigo uma onda de conetividade que abre novas dimensões para a inovação e para o desenvolvimento comercial e económico. Os avanços em áreas como a realidade aumentada, edge computing, os veículos autónomos, o conceito de smart city e outros serão acelerados com o 5G. As empresas de telecomunicações terão um papel fundamental ao dinamizar os ecossistemas de parceiros que, em conjunto, irão desenvolver as soluções necessárias a cada indústria".

Outras conclusões deste estudo:

Para saber mais acerca da área de Comunicações, Media e Tecnologia da Accenture, assim como sobre as capacidades da rede 5G, aceda aos sites:
https://www.accenture.com/telecoms e http://accenture.com/accelerate5G.

Metodologia

A Loudhouse Research conduziu um inquérito online em nome da Accenture junto de 915 decisores da área de IT e 913 decisores da área de negócio em 12 setores nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Itália, Japão, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Austrália. A pesquisa e modelação de dados relacionados quantificam as perceções sobre o conhecimento do setor e profissionais sobre a rede 5G e o seu potencial impacto nos negócios e nas suas vidas respetivamente. Os inquéritos online foram realizados entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019.


A Accenture é uma organização global líder em serviços profissionais que oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, com capacidades digitais em todos esses serviços. Combina a sua experiência ímpar com uma forte especialização em mais de 40 indústrias suportada pela maior rede mundial de centros de Advanced Technology e Intelligent Operations. Com 506 mil profissionais a servir clientes em mais de 120 países, a Accenture utiliza a inovação contínua para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e a criar valor acrescentado em todos os seus negócios.
Visite-nos em www.accenture.pt.

Contacto:
Liliana Neto
liliana.c.neto@accenture.com