10 de janeiro de 2024

Tecnologias “Human by Design” irão reinventar as indústrias e redefinir os líderes, intensificando a produtividade e a criatividade

Lisboa, 10 de janeiro de 2024 – Novo estudo da Accenture (NYSE: ACN) conclui que o mundo está a meio de uma imensa mudança tecnológica, à medida que a IA e outras tecnologias disruptivas se tornam “Human by Design” – muito mais semelhantes aos humanos e intuitivas para as pessoas usarem – e inauguram uma nova era de produtividade e criatividade sem precedentes. O estudo sugere ainda que, à medida que as tecnologias centradas no ser humano integram capacidades ainda maiores, são mais fáceis de interagir e tornam-se ainda mais presentes em todos os aspetos das nossas vidas, estamos a caminhar para um mundo onde a tecnologia que nos rodeia se tornará mais omnipresente, mas também mais invisível.

A Accenture, no estudo Technology Vision 2024: “Human by Design”: Como a IA liberta o próximo nível de potencial humano” explora como após anos de inovação exponencial, a tecnologia — especialmente a IA generativa — se está a tornar mais humana na sua natureza. E à medida que a tecnologia evolui para se centrar mais no ser humano, gera capacidades substancialmente maiores para que as pessoas ampliem o seu potencial e reinventem os negócios tal como os conhecemos. De acordo com o estudo da Accenture, a IA generativa tem o potencial de impactar 44% de todas as horas de trabalho nas atividades económicas nos Estados Unidos, permitir melhorias de produtividade em 900 tipos diferentes de empregos e criar pelo menos 8 biliões de dólares em valor económico global.

“À medida que a IA, a computação espacial e as tecnologias de sensibilidade corporal evoluem até um ponto em que a tecnologia parece imitar as capacidades humanas e ser invisível, o que acabaremos por ver são as pessoas – dotadas com novas capacidades para realizar coisas que antes consideravam impossíveis”, afirmou  Paul Daugherty, chief technology and innovation officer da Accenture. “Esta importante mudança sísmica na forma como as pessoas trabalham, vivem e aprendem irá acelerar uma onda de mudanças sem precedentes em todos os setores, desde o comércio e entretenimento até à medicina e à indústria transformadora. As organizações que estão agora a desenvolver esforços para reinventar os seus negócios e formas de trabalhar utilizando tecnologias ‘Human by Design’ irão redefinir o que significa ser um líder setorial.”

According to business leaders surveyed globally

O estudo da Accenture identifica quatro tendências essenciais no processo de evolução para tecnologias “Human by Design”:

A Match Made in AI: Reformular a nossa relação com o conhecimento – inaugurar um mundo em que os dados são reorganizados de formas que facilitam o raciocínio típico dos humanos e até imitam a criatividade. Em vez de analisar montanhas de resultados de motores de busca, as pessoas receberão respostas tratadas e personalizadas sob a forma de conselhos, um resumo de um vasto conjunto de resultados, um ensaio, uma imagem ou até uma obra de arte. A pesquisa agora transforma-se em síntese e os líderes empresariais que reimaginarem como a informação funciona na organização e equiparem os seus colaboradores com ferramentas de conhecimento empresarial preparadas para IA obterão ganhos de desempenho e vantagens competitivas exponenciais.

Meet My Agent: Ecossistemas para AI – prevendo um mundo em que agentes capacitados para IA trabalhem em nome de pessoas e façam parte de um ecossistema interconectado. Estes agentes automatizados não só nos auxiliam e aconselham, mas também tomam medidas decisivas em nosso nome, tanto no mundo físico como no digital. Trabalhando em conjunto, multiplicam a produção coletiva dos trabalhadores e geram um valor imenso para as empresas que optem por participar. 96% dos executivos concordam que o aproveitamento dos ecossistemas de agentes de IA será uma oportunidade significativa para a sua organização nos próximos três anos.

The Space We Need: Criar valor em novas realidades – criar novos mundos ricos e imersivos de interação pessoal, estendendo os nossos mundos físicos em 2D para novos ambientes 3D criados com recurso à computação espacial, metaverso, gémeos digitais e tecnologias AR/VR. Estes novos lugares e experiências vão fundir os nossos mundos digital e físico, unindo-nos de novas formas, alimentando a inovação e melhorando a forma como trabalhamos, vivemos e aprendemos. No mundo do comércio, um terço (33%) dos consumidores indicaram que estão, ou estariam, interessados em utilizar tecnologias ou dispositivos de computação espacial para fazer compras já hoje.

Our Bodies Electronic: Uma nova interface humana – usar tecnologias inovadoras e integradas – como dispositivos usáveis alimentados por IA, neurotecnologia com deteção cerebral e rastreamento ocular e de movimento – para desbloquear uma melhor compreensão de nós próprios, das nossas vidas e das nossas intenções e usar esses conhecimentos mais profundos para melhorar o modo como trabalhamos e vivemos. 94% dos executivos concordam que as tecnologias de interface humana nos permitirão compreender melhor os comportamentos e as intenções, transformando a interação homem-máquina.

“As tecnologias centradas no ser humano, como a IA generativa, estão preparadas para libertar o potencial humano e proporcionar um conjunto impressionante de benefícios económicos e sociais, mas apenas se adotarmos uma abordagem equilibrada, 'Human by Design', que garanta que estas tecnologias sejam utilizadas de forma justa e responsável”, acrescentou Paul Daugherty.

Um total de 93% dos executivos concordam que, com os rápidos avanços tecnológicos, é mais importante do que nunca que as organizações inovem com propósito.

Sobre o estudo

Durante 24 anos, o estudo Accenture Technology Vision da Accenture analisou sistematicamente o cenário empresarial para identificar tendências tecnológicas com maior probabilidade de afetar negócios e indústrias. Os contributos para o relatório de 2024 foram recolhidos a partir de um conselho consultivo externo composto por mais de duas dezenas de especialistas, abrangendo o meio académico, as empresas e o setor público. O estudo global primário inclui um inquérito a 3.450 executivos do nível C em 21 setores e mais de 20.000 consumidores contactados entre outubro e novembro de 2023 em 20 países. Saiba mais em www.accenture.com/technologyvision.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa líder mundial em serviços profissionais que ajuda as principais empresas, governos e outras organizações espalhadas pelo mundo a desenvolver o seu core digital, otimizar as suas operações, acelerar o crescimento do seu negócio e melhorar os serviços ao cidadão, criando valor tangível com velocidade e escala. Somos uma empresa movida pelo talento e a inovação com cerca de 743.000 pessoas que prestam serviços a clientes em mais de 120 países. A tecnologia está atualmente na base da mudança, e somos um dos líderes mundiais que ajudam a promovê-la, com sólidas relações com o ecossistema. Combinamos a nossa liderança em tecnologia, cloud, dados e IA com uma experiência setorial comprovada, conhecimento funcional e capacidade de entrega à escala mundial. Somos capazes de apresentar resultados tangíveis graças à nossa vasta gama de serviços, soluções e ativos em Estratégia e Consultoria, Tecnologia, Operações, Indústria X e Accenture Song. Estas capacidades, em conjunto com a nossa cultura de sucesso partilhado e o compromisso de criar valor 360°, permitem-nos ajudar os nossos clientes a reinventar-se e a construir relações duradouras e de confiança. Medimos o nosso sucesso pelo valor 360° que criamos para os nossos clientes, acionistas, parceiros e a sociedade em geral. Visite-nos em www.accenture.com.

# # #

Contacto:
Rui Sales Rodrigues
Accenture Portugal
rui.rodrigues@accenture.com