11 de março de 2024

Accenture lança Accenture LearnVantage com o objetivo de ajudar clientes e colaboradores a adquirirem competências essenciais para obter mais valor na economia da IA

11 de março de 2024 – A Accenture (NYSE: ACN) anunciou o lançamento de Accenture LearnVantage para prestar aos seus clientes serviços integrados de aprendizagem e formação em tecnologia que os ajudarão a requalificar e desenvolver as suas competências em tecnologia, dados e IA para reinventar as organizações e gerar valor de negócio acrescentado.

O novo serviço foi concebido para ajudar os executivos de todas as indústrias e administração pública a identificar rapidamente lacunas em competências relevantes criadas pelos avanços tecnológicos e, a partir daí, ministrar a formação específica do setor necessária para preencher essas lacunas com rapidez e escala. Inclui-se aqui a oferta de experiências de aprendizagem altamente personalizadas para uma vasta gama de utilizadores técnicos e empresariais, desde formação especializada em IA e ciência de dados, formação em cloud e cibersegurança para profissionais de TI e formação em IA Generativa para executivos.

A empresa irá investir mil milhões na Accenture LearnVantage ao longo de três anos e fechou um acordo para a compra da Udacity, com o objetivo de promover uma melhor experiência dos clientes da Accenture em aprendizagem e formação, de forma a satisfazer a crescente procura de competências tecnológicas nas organizações, incluindo IA generativa. De acordo com um estudo da Accenture, os líderes empresariais afirmam que a sua principal dificuldade é a dificuldade em reforçar as competências dos seus colaboradores, sendo que 51% das organizações começam a sofrer impactos negativos por força do agravamento da escassez de competências em TI. Além disso, 94% dos colaboradores dizem que querem adquirir novas competências para trabalhar com IA generativa, mas apenas 5% das organizações oferecem formação em IA generativa à escala.

Estamos muito empenhados em ajudar os nossos clientes a tornarem-se 'criadores de talentos' — com as pessoas no centro da sua reinvenção a utilizar tecnologia, dados e IA — e uma parte crítica desse processo é investir em formação específica do setor e no desenvolvimento de competências tecnológicas”, afirmou Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture. “Estamos a ampliar as capacidades da Accenture enquanto organização formadora de nível internacional para ajudar os nossos clientes a atingir os seus objetivos de crescimento de negócio e permitir que os seus colaboradores desenvolvam as competências relevantes para aproveitarem ao máximo as oportunidades que a mudança tecnológica está a proporcionar.”

A Accenture ajudou muitas empresas a capacitar a sua força de trabalho para a reinvenção empresarial, incluindo a empresa farmacêutica Merck, conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e do Canadá.

Digital, dados, análise e IA estão a afetar todas as vertentes do que fazemos como empresa, pois a tecnologia desempenha um papel fundamental na descoberta, desenvolvimento, fabrico e disponibilização aos pacientes de medicamentos e vacinas”, afirmou Dave Williams, vice-presidente executivo da Merck. “Para continuar a cumprir a nossa promessa de utilizar o poder da ciência de vanguarda para salvar e melhorar vidas no mundo inteiro, estamos a desenvolver e a investir nos nossos colaboradores. Lançámos um programa inovador de formação em IA generativa para os nossos colaboradores em parceria com a Accenture para criar líderes digitais de nível internacional.”

A Accenture investe mais de mil milhões de dólares por ano em diversas iniciativas de aprendizagem e formação para os seus mais de 700.000 colaboradores, ministrando cerca de 40 milhões de horas de formação anualmente. Por exemplo, a formação está a ajudar a Accenture a concretizar o seu objetivo de duplicar o número de profissionais altamente qualificados em prática de dados e IA, e assim chegar aos 80.000, estando a promover formação para 250.000 profissionais de tecnologia até ao final do exercício de 2024. A Accenture já formou mais de 600.000 dos seus colaboradores nos fundamentos da IA.

A Accenture investiu para criar uma plataforma de aprendizagem nativa de IA que se integra perfeitamente com as plataformas formativas existentes numa organização. Com a ajuda de um sistema de recomendação de IA, a plataforma seleciona o melhor conteúdo formativo da Accenture e de fornecedores externos para oferecer um programa de formação personalizado que esteja em sintonia com as áreas de aprendizagem prioritárias.

Accenture LearnVantage oferecerá programas de formação em tecnologia personalizados; academias de tecnologia especializadas e predefinidas; serviços de certificação da formação do ecossistema; e serviços geridos para os recursos de formação próprios do cliente. LearnVantage também oferecerá cursos nanodegree, programas online certificados elaborados para proporcionar aos utilizadores experiência prática e competências relevantes para cada indústria em áreas especializadas.

A aquisição da Udacity dará à Accenture as capacidades desta empresa em integração de conteúdos próprios, serviços especializados e tecnologia de aprendizagem escalável e vai de encontro à abordagem de longa data da Accenture em matéria de aprendizagem por meio de formação formal, aprendizagem pela prática e coaching por especialistas. A Udacity oferece cursos localizados em vários idiomas. Os mais de 230 profissionais da Udacity passarão a integrar a área Accenture LearnVantage. Todo o conjunto de serviços de Accenture LearnVantage estará disponível ainda este ano, após a conclusão da aquisição. A Accenture LearnVantage trabalhará com parceiros do ecossistema tecnológico, incluindo Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft, para fornecer conteúdos de IA generativa, formação em tecnologia relevante para a indústria e certificações em cloud para seus clientes conjuntos. Também trabalhará com outros parceiros globais, incluindo Pluralsight, Coursera, Workera e Skillsoft.

A rápida ascensão da IA generativa aumentou a necessidade de os nossos clientes formarem e desenvolverem as competências dos seus colaboradores em cloud, dados e IA à medida que constroem o seu core digital, essencial para a reinvenção”, assinalou Kishore Durg, líder global da Accenture LearnVantage. “A Accenture LearnVantage ajudará os nossos clientes não só a progredir nas suas metas empresariais, como também ajudará os seus colaboradores a desenvolver as competências necessárias para as próximas vagas de mudança tecnológica.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa global líder em serviços profissionais que colabora com empresas, governos e outras organizações líderes mundiais no desenvolvimento do seu core digital, na otimização das operações, no crescimento das receitas e para melhorar os serviços aos cidadãos - criando valor tangível, em velocidade e em escala. Somos uma empresa orientada para o talento e para a inovação, com aproximadamente 733.000 profissionais a servir clientes em mais de 120 países. Atualmente, a tecnologia está no centro da mudança e a Accenture posiciona-se como um dos líderes mundiais que impulsionam essa transformação, com fortes relações com o ecossistema. Combinamos amplas capacidades tecnológicas e a liderança em cloud, dados e IA, com uma experiência inigualável no setor, conhecimentos funcionais e capacidades de entrega global. Entregamos resultados tangíveis de forma única devido à nossa ampla gama de serviços, soluções e ativos em Strategy and Consulting, Technology, Operations, Industry X e Song. Estas capacidades, em conjunto com a nossa cultura de sucesso partilhado e o compromisso de criar valor 360°, permitem-nos ajudar os nossos clientes na reinvenção dos seus negócios e construir relações de confiança duradouras. Medimos o nosso sucesso pelo valor de 360° que criamos para os nossos clientes, acionistas, parceiros e comunidades. Visite-nos em www.accenture.com.

###

Contacto:

Rui Sales Rodrigues

Accenture Portugal

Marketing & Communications Director

rui.rodrigues@accenture.com