Consumidores estão ansiosos por se tornarem utilizadores ativos do metaverso e mostram grande interesse em experiências de resolução de problemas relacionados com fitness, retalho, cuidados de saúde, viagens e meios de comunicação.

De acordo com os resultados divulgados pela Accenture, o crescente interesse dos consumidores e das empresas no metaverso deverá contribuir com um trilião de dólares em diversas oportunidades para várias indústrias até ao final de 2025.

De acordo com o estudo da Accenture, mais de metade (55%) dos cerca de 9.000 consumidores inquiridos vêem o metaverso como uma oportunidade de negócio para criar e rentabilizar conteúdos. A maior parte (89%) dos executivos acredita também que o metaverso terá um papel importante no crescimento futuro da sua organização, de acordo com um inquérito paralelo de 3.200 gestores. Os resultados estimam que 4,2% das receitas das empresas - um total de um trilião de dólares -, poderão vir de experiências e trocas comerciais realizadas no metaverso até ao final de 2025.

Os dados reportados indicam que 55% dos consumidores querem ser utilizadores ativos do metaverso e quase todos (90%) o querem fazer no próximo ano. As principais características pedidas relacionam-se com interfaces fáceis de utilizar (citadas por 70%) e acesso a uma grande variedade de aplicações (68%), que superaram as características de "forma", tais como auscultadores cintilantes (55%) e a capacidade de personalização de avatares (55%).

Enquanto o jogo é apelativo para 59% dos utilizadores do metaverso, apenas 4% dos consumidores vêem o metaverso como apenas uma plataforma de jogo. De facto, 70% dizem pretender utilizar o metaverso para aceder a produtos e serviços através dos meios de comunicação e entretenimento, fitness, retalho, viagens e cuidados de saúde. Estas preferências variam de acordo com a idade, com os consumidores mais jovens, mais interessados nos meios de comunicação e na boa forma física e os mais velhos no acesso aos serviços de saúde de novas formas. Ainda assim, o que todos têm em comum é o desejo de melhorar as coisas que já fazem todos os dias, tais como a experiência de exercício físico em casa (citada por 60%) ou a melhoria das interações com os profissionais de saúde (55%).

Os consumidores mostram grande interesse em soluções que os ajudem a completar melhor as tarefas e atividades diárias

David Treat, senior managing director and co-lead of Accenture’s Metaverse Continuum business group refere que “o metaverso como um continuum de tecnologias e experiências centradas no ser humano irá evidenciar-se na próxima era da nossa vida digital e transformar todos os aspetos dos negócios". David Treat realça ainda que "subjacentes a tudo isto estão oportunidades para novos produtos e serviços, bens digitais, modelos de negócio e a capacidade técnica para transmitir um sentido de presença e expressão".

Kevan Yalowitz, Accenture’s Software & Platforms industry practice lead, acrescenta que "os consumidores começam a ver o metaverso como uma ferramenta essencial que, quando integrada nas suas vidas, pode racionalizar a forma como completam tarefas e aumentar a produtividade. As empresas capazes de proporcionar experiências tangíveis que respondam às necessidades dos consumidores em áreas-chave de interesse, vão ganhar vantagem numa indústria em rápida formação".

Para aproveitar plenamente a oportunidade, as empresas devem ser estratégicas quanto às mudanças do modelo de negócios que estão a ser possibilitadas pelo metaverso, ao mesmo tempo que se envolvem com todos os stakeholders para informar as experiências que criam:


Sobre a Investigação
Os dados apontados pela Accenture são resultado de dois projetos de investigação. O primeiro relatório, baseado num inquérito a 9.156 consumidores, explora atitudes, preferências e casos de uso generalizados no metaverso. O segundo relatório combina recomendações, análise de mercado e uma pesquisa paralela de 3.200 executivos. Leia mais sobre os dois relatórios da Accenture: "Evolução, Depois Revolução" e "Da Arte do Possível, à Arte do Tangível"