Inteligência Artificial é prioridade das organizações, conclui estudo da Accenture
Para a maioria dos líderes das empresas globais, a Inteligência Artificial (IA) é a principal prioridade digital no caminho para a resiliência operacional. Um estudo da Accenture mostra como a otimização das operações pode contribuir para alcançar maior crescimento no seio das organizações.
Lisboa, 8 de maio de 2023: Mais de 70% das empresas estão a priorizar o investimento em Inteligência Artificial sobre qualquer outra tecnologia. O foco imediato está em melhorar a resiliência operacional num ambiente sem precedentes, revela o estudo “Reinventing Enterprise Operations”.
O novo estudo da Accenture revela que 90% dos executivos estão a aplicar a Inteligência Artificial para enfrentar questões de resiliência operacional, que vão desde a área financeira (89%) a cadeia de abastecimento (88%) .
Os resultados apurados resultam da avaliação das organizações em seis medidas de maturidade operacional: Inteligência Artificial, data, principais procedimentos, talento, colaboração entre negócio e tecnologia e experiências com stakeholders.
Embora apenas 9% das 1.700 empresas que participaram no estudo da Accenture tenham alcançado a maturidade em todas as vertentes, as que o fizeram obtiveram uma média de margens operacionais 1,4 vezes maiores do que as dos seus pares, ao mesmo tempo que impulsionaram a inovação de forma mais célere (42% mais rápido do que os restantes), apresentando uma sustentabilidade 34% mais robusta e pontuações de satisfação 30% mais altas.
Yusuf Tayob, group chief executive da Accenture Operations afirma que ”todos os CEOs estão sob pressão para completar a transição digital das empresas o quanto antes, tornar os negócios mais resilientes e encontrar novas formas de crescimento”. Yusuf Tayob salienta ainda que “os investimentos em tecnologia potenciam não só o talento, os dados e os processos como impulsionam o desempenho e os resultados transversais das organizações”.
As organizações que definiram uma estratégia de talento assente na conciliação entre a sua maturidade digital ea formação dos seus colaboradores atingiram uma produtividade média três vezes superior. Este facto foi confirmado pelos investimentos que estão a ser feitos em novas formas de trabalhar (citados por 94%) e pelos 90% dos inquiridos (COO, CIO, CHRO) que planeiam aumentar o talento especializado e técnico nos próximos três anos.
Há cinco ações que os líderes podem adotar para fazer evoluir a operacionalidade das empresas com recurso à Inteligência Artificial:
- Humanize AI experiences: explorar situações onde a IA pode ser usada para simplificar as relações com trabalhadores e clientes;
- Data decisiveness: definir uma estratégia clara para gerar, recolher e tratar os dados, de forma a eliminar situações dúbias e a incentivar a um debate que conduza à tomada de decisões;
- Innovate processes: analisar “como estão” os procedimentos e aplicar a Inteligência Artificial para descobrir novos caminhos. O objetivo será que as mudanças otimizem a operacionalidade dos negócios;
- Agile workforce: formar os colaboradores com as ferramentas necessárias para trabalhar com esta tecnologia;
- Take a 360° approach: impulsionar a criação de valor de forma holística, com recurso a informação fornecida por clientes, trabalhadores e outros parceiros do ecossistema.
Sobre o estudo
No estudo “Reinventing Enterprise Operations”, a Accenture entrevistou 1.700 líderes de empresas - 72% dos quais eram CEOs – de 12 países e 15 setores diferentes. Foi analisado o nível de maturidade das operações das diferentes empresas e, quando relevante, comparado com os resultados de 2021. O estudo da Accenture combina os resultados dos inquéritos com outros dados validados externamente em várias dimensões, desde o financeiro, à sustentabilidade, talento e inclusão e diversidade.
Sobre a Accenture
A Accenture é uma empresa líder global na prestação de serviços profissionais que ajuda as principais organizações mundiais, do setor público e privado, a desenvolver o seu core digital, otimizar as operações, acelerar o crescimento das receitas e a melhorar os serviços prestados aos cidadãos, criando valor tangível, em velocidade e escala. Somos uma organização guiada pelo talento e pela inovação, com 738 mil profissionais que servem clientes em mais de 120 países. A tecnologia está hoje no centro da mudança e a Accenture é uma das empresas líderes globais a ajudar a impulsionar essa atitude, com relações sólidas no ecossistema. Combinamos competências em tecnologia com uma experiência inigualável em todas as indústrias e funções de negócio.Temos a capacidade única de oferecer resultados tangíveis através de uma vasta gama de serviços, soluções e ativos em Estratégia & Consultoria, Tecnologia, Operações, Industry X e Accenture Song. Estas capacidades, juntamente com a nossa cultura de sucesso partilhado e do compromisso com a criação de valor 360°, permitem-nos ajudar os nossos clientes a ter sucesso e a construir relações de confiança que perduram no tempo. Medimos o nosso êxito pelo valor 360° que criamos para os nossos clientes, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt.
Contactos:
BCW
Catarina Névoa
catarina.nevoa@bcw-global.com
Tel: (+351) 910 065 734