Accenture e Efma lançam 7º Prémio Anual de Inovação em Seguros

Já abriram as inscrições para a competição global que celebra as inovações que mais se destacaram na área dos seguros.

Lisboa, 18 de janeiro de 2022 – A Accenture e a Efma já estão a aceitar inscrições para o 7º Prémio de Inovação em Seguros, que reconhece as seguradoras e insurtechs que estão a transformar o setor.


Instituído em 2016, o programa recompensa as melhores ideias e projetos mais inovadores na área dos seguros. Esta iniciativa materializa-se também num fórum para que as organizações possam partilhar as suas melhores práticas. No ano passado, foram recebidas 460 inscrições de 289 instituições em 55 países, incluindo 7 de Portugal.

As empresas podem submeter as suas inscrições online até 8 de abril de 2022, concorrendo nas seguintes sete categorias, que abaixo descrevemos:

  1. Global innovator (grande vencedor) – este prémio será entregue a uma empresa que se comprometa com a inovação e transformação contínuas, o desenvolvimento e a liderança de um amplo ecossistema de parceiros que vá para além dos seguros, e que recorra a tecnologias emergentes para melhorar a experiência do cliente e o desempenho do seu negócio. Para se qualificar para esta categoria, o participante tem que apresentar pelo menos três inovações nas restantes seis categorias.
  2. Ecossistemas e marketplaces – novos modelos de negócio e propostas de valor escaláveis end-to-end que capitalizam o poder de parcerias, plataformas e da Internet of Things.
  3. Insurtech – prémio reservado para start-ups, spin-offs e empresas de tecnologia de seguros, que estão a aproveitar a tecnologia para reinventar a experiência do cliente, enquanto geram novo valor para as seguradoras.
  4. Inovação em produtos e serviços – inovações que aumentam ou substituem a oferta do seguro tradicional, através da criação de novos pools de receitas conseguidas com a expansão para segmentos e mercados de clientes novos, ou já existentes.
  5. Re-imaginação da experiência de cliente – inovações que melhoram a forma como as empresas se relacionam com os clientes, seja por meio de canais físicos e / ou digitais.
  6. Social, sustentável e responsável – evolução no propósito e no compromisso da seguradora na área da responsabilidade social corporativa e a capacidade de demonstrar ser um verdadeiro aliado dos seus clientes.
  7. Transformação da força de trabalho – reunir pessoas, cultura, liderança, organização e tecnologia, permitindo que a seguradora alcance todo o potencial existente no seu local de trabalho (seja ao nível humano ou tecnológico).

Cada inscrição será avaliada através de três critérios: originalidade; capacidade estratégica de gerar vantagem competitiva de longo prazo e retorno do investimento, e a adaptabilidade da prática para uso noutros mercados e países.

A inovação nos seguros foi drasticamente moldada por mudanças nas preferências e necessidades dos clientes nos últimos anos, e que foram aceleradas pela pandemia”, afirma Jean-Marc Pailhol, presidente da Efma. “Agora, com a relevância da tecnologia, é uma questão de capitalizar essas mudanças. Faz sentido que as seguradoras adotem a colaboração, cocriação e plataformas digitais, tanto dentro do seu mercado como externamente. Esperamos por mais um ano de sucessos neste projeto que temos com a Accenture.

Silvia Milián, managing director da indústria de seguros da Accenture e responsável pelo prémio, confirma que “o aumento das inscrições nos últimos anos destaca a importância da inovação na construção de resiliência, como foi demonstrado na pandemia. Incentivamos as seguradoras e insurtechs de todo o mundo a enviarem as suas ideias e melhores práticas para ajudar a transformar ainda mais as organizações e a indústria, ao mesmo tempo que criam valor para os clientes e para o ecossistema mais amplo.”

Os vencedores serão selecionados por um painel de jurados, composto por executivos séniores de seguradoras de todo o mundo, e por uma votação online, dos membros da Efma e, também, de não membros de instituições de seguros. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia que decorrerá a 15 de junho de 2022.

Para saber mais sobre os prémios e sobre como submeter uma inscrição, visite innovationininsurance.efma.com ou siga o 7º Prémio Anual de Inovação em Seguros no Twitter, com #InsAwards22.

Sobre a Accenture



Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 674 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt/.

Contacto:
Alexandre Vieira
alexandre.a.vieira@accenture.com