Accenture revela que apenas 1 em cada 6 profissionais se sente humanamente interligado à sua organização

Novo estudo da Accenture mostra ainda que 42% dos trabalhadores presenciais não se sentem interligados à sua organização versus 36% dos híbridos e 22% dos remotos.

Organizações cujos colaboradores beneficiam de experiências omniconectadas podem atingir um crescimento anual de receitas de 7,4%.

Lisboa, 30 de junho de 2022: Num momento em que os mercados de talento estão em ebulição e as organizações ainda estão a lidar com o impacto da pandemia da COVID-19, um novo estudo da Accenture revela que apenas uma em cada seis pessoas sente uma ligação efetiva e humana, no trabalho — sendo os profissionais que trabalham on-site aqueles que se sentem menos envolvidos.


O estudo Organizational culture: From always connected to omni-connected” da Accenture descreve o modo como as empresas podem fortalecer a cultura corporativa e as relações interpessoais ao oferecer “experiências omniconectadas”, para responder às necessidades do negócio e colaboradores, permitindo que as pessoas participem plenamente e tenham uma experiência equitativa – construindo as suas carreiras, estabelecendo relacionamentos e criando valor e impacto pessoal e profissional - independentemente de onde trabalham fisicamente.

O estudo desafia a suposição de que trabalhar unicamente on-site faz com que as pessoas se sintam mais envolvidas. As pessoas que trabalham em regime presencial, em comparação com aquelas que trabalham em locais de trabalho híbridos ou remotos, são as que se sentem menos interligadas dos três grupos estudados – 42% dos colaboradores on-site dizem que se sentem “não envolvidos” versus 36% dos híbridos e 22% dos que trabalham em modo totalmente remoto. Embora o contacto presencial seja vital, a proximidade física sem que exista apoio da liderança, flexibilidade, tecnologia ou sensação de propósito não se traduz necessariamente em profissionais que sentem uma ligação mais profunda com o seu trabalho e entre si.

O estudo também mostra que as organizações cujos colaboradores beneficiam de experiências omniconectadas podem atingir um crescimento anual de receitas de 7,4%. A omniconexão também cria confiança, com 29% dos colaboradores omniconectados a afirmar que sentem mais probabilidade de sentir um nível mais profundo de confiança na sua organização. Além disso, estar omniconectado é responsável por 59% da intenção de um profissional de permanecer na empresa, e mais de 90% das pessoas omniconectadas dizem que podem ser produtivas em qualquer lugar.

As pessoas e a cultura são as principais fontes de diferenciação competitiva das organizações e estão na base do crescimento. À medida que as pessoas reavaliam fundamentalmente a sua relação com o trabalho, os líderes têm a oportunidade de fortalecer a cultura corporativa olhando para além do espaço e do lugar”, disse Ellyn Shook, chief leadership and human resources officer da Accenture.Ao criar experiências omniconectadas, os líderes colocam os relacionamentos em primeiro lugar e correspondem às diferentes prioridades para que cada pessoa possa trabalhar para atingir todo o seu potencial da forma que funciona para si – o que reforça a confiança e impulsiona os resultados de negócio.”

Construir uma Organização Omniconectada

Apenas 17% dos entrevistados sentiram que estavam a beneficiar de uma experiência omniconectada no trabalho. O relatório inclui um caminho que os executivos C-level podem seguir para criar experiências omniconectadas que aumentam a produtividade, promovem maior retenção e impulsionam o crescimento da receita.

Os líderes devem começar por responder às necessidades humanas fundamentais. As conclusões baseiam-se num estudo anterior “Net Better Off” da Accenture, que identificou as seis necessidades humanas que, quando asseguradas, desbloqueiam dois terços do potencial das pessoas no trabalho. Responder a estas necessidades é a premissa mais importante de experiências omniconectadas bem-sucedidas.

O estudo identifica quatro ações-chave que desbloqueiam valor – para os colaboradores e negócio – através de experiências omniconectadas:

Os líderes estão focados em aceder, criar e desbloquear todo o potencial dos seus colaboradores e estão a perceber que esta é uma oportunidade para reavaliar as suas culturas e formas de trabalho”, afirmou Christie Smith, global lead for Talent & Organization da Accenture. “Ao criar um ambiente onde o foco está na relação interpessoal, comunicação e promoção da confiança, os líderes estão a mostrar que o tempo e o talento dos seus profissionais é respeitado e valorizado, o que tem retorno em termos de receita e produtividade, segundo o nosso estudo”.

Sobre o Estudo

Entre julho e agosto de 2021, a Accenture Research realizou um estudo global com 1.100 executivos C-level e 5.000 colaboradores com diferentes níveis de competências. Ambos os estudos foram realizados em 12 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Singapura, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Os inquiridos pertenciam a 10 setores: Banca, Seguros e Mercados de Capitais; Comunicações e Media; Bens e Serviços de Consumo; Energia (Petróleo e Gás); Saúde; Life Sciences; Setor Público; Retalho; High Tech; e Utilities.

Sobre a Accenture

Accenture é uma organização global de serviços profissionais, líder em capacidades digitais, cloud e security. Combinando uma experiência sem paralelo com uma forte especialização em mais de 40 setores de atividade, oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, tecnologia, operações e a Accenture Song, suportada pela maior rede mundial de centros de tecnologias avançadas e operações inteligentes. Os 710 mil profissionais da Accenture cumprem a promessa da tecnologia e da criatividade humana todos os dias ao servir clientes em mais de 120 países, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e sociedade. Visite-nos em www.accenture.pt

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