Estudo da Accenture confirma que hábitos de consumo mudaram com a Covid-19


A pandemia COVID-19 está a acelerar a transformação digital e a causar mudanças de longo prazo no comportamento do consumidor.

Lisboa, 8 de maio de 2020: A pandemia COVID-19 irá provavelmente alterar, de forma permanente, o comportamento do consumidor e causará mudanças estruturais duradouras nos setores de bens de consumo e retalho – indica o novo estudo da Accenture com mais de 3.000 consumidores em quinze países e cinco continentes.

O estudo da Accenture, realizado no passado mês de abril, depois de muitos países terem implementado medidas de isolamento social, indica que os consumidores começaram a mudar as suas prioridades de compra. Por exemplo, de um modo geral, os inquiridos indicaram comprar hoje mais produtos de higiene pessoal e de limpeza, assim como alimentos enlatados e frescos do que há duas semanas – referindo também que compram menos artigos de moda, beleza e eletrónicos.

Mais importante, porém, os resultados indicam que muitas das mudanças neste tipo de comportamentos, provavelmente continuarão muito depois da pandemia. Além disso, a crise está também a levar os consumidores a considerarem mais seriamente os impactos das suas opções de compras na sua saúde e no meio ambiente. Por exemplo:

"A escala de mudanças identificadas no nosso estudo sugere claramente que se trata de uma mudança a longo prazo", afirma Oliver Wright, Accenture Consumer Goods & Services Global Lead, "Observamos essas tendências há algum tempo, mas o que nos surpreende é a escala e o ritmo – conseguimos comprimir numa questão de semanas mudanças que provavelmente levariam anos. O novo comportamento e consumo do consumidor deverá durar mais do que a pandemia, estendendo-se muito além de 18 meses e possivelmente durante grande parte da década atual."

Pandemia está acelerar a transformação digital

Sem surpreender, o estudo da Accenture constatou que a pandemia está a levar mais pessoas ao consumo online, sobretudo na área da alimentação. Um em cada cinco entrevistados que indicou que as suas compras mais recentes foram feitas online, afirmou também que o tinham feito pela primeira vez - para consumidores mais velhos o número é de um em cada três. E se 32% das compras atuais de todos os produtos e serviços foram feitas online, prevê-se que esse número suba para 37% em breve.

"O realinhamento das prioridades de compra, lifestyle e práticas laborais está exigir mudanças significativas no retalho e no comércio", afirma Jill Standish, Accenture Global Retail Lead.A compra de mercearias e produtos alimentares era uma área do e-commerce na qual muitos se mostravam mais relutantes, mas a COVID-19 mudou rapidamente essa perspetiva. Os resultados do nosso estudo revelam como as pessoas que não se sentiam tão à vontade com o e-commerce e outras tecnologias digitais foram pressionadas a superar as suas hesitações - e essa mudança é enorme. As organizações que agora se adaptam, têm que ter como palavras de ordem: confiança, relevância e conveniência."

Infografia

A COVID-19 também está a acelerar a transformação digital de uma maneira mais ampla. Por exemplo, o número de consumidores que indicaram estar interessados em comprar ou aumentar o uso que fazem da tecnologia aumentou substancialmente. Mais da metade dos entrevistados afirmou que, provavelmente, aumentará o uso de assistentes virtuais ativados por voz, aplicações de partilha de recomendações, aplicações self-service, dispositivos domésticos inteligentes e wearables.

A pandemia poderá fomentar uma era de consumo mais sustentável e saudável nos próximos 10 anos, fazendo com que os consumidores sejam mais conscientes nas compras que fazem, bem como na utilização do seu tempo no que se refere a questões globais de sustentabilidade - sugerindo uma utilização humana mais saudável do planeta - afirma Oliver Wright. “Ao mesmo tempo, é um alerta para as empresas garantirem que têm a agilidade e a capacidade de serem relevantes para os seus consumidores e clientes – através de um portfólio de produtos e serviços que correspondam à mudança dos padrões de compra - não apenas hoje, mas também pós-pandemia."

Gráfico Consumo

Sobre o estudo

A Accenture organizou um estudo que explora como as prioridades globais dos consumidores, decisões de compra e padrões de consumo estão a mudar na sequência da COVID-19. O estudo teve como universo 3.074 consumidores em 15 mercados - Austrália, Brasil, China, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Coreia do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA e foi realizado online entre 2 e 6 de abril. A Accenture planeia realizar inquéritos de acompanhamento durante os próximos meses.

A Accenture é uma organização global líder em serviços profissionais que oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, com capacidades digitais em todos esses serviços. Combina a sua experiência ímpar com uma forte especialização em mais de 40 indústrias suportada pela maior rede mundial de centros de Advanced Technology e Intelligent Operations. Com 506 mil profissionais a servir clientes em mais de 120 países, a Accenture utiliza a inovação contínua para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e a criar valor acrescentado em todos os seus negócios.
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