Mundo “pós-digital” vai permitir aos negócios oferecerem experiências e realidades personalizadas

Lisboa, 01 de abril de 2019 – Segundo o estudo mais recente da Accenture, as empresas estão atualmente a entrar numa era “pós-digital”, onde o sucesso será baseado na capacidade de uma organização dominar um conjunto de novas tecnologias de forma a entregar experiências e realidades personalizadas a clientes, colaboradores e parceiros. O Accenture Technology Vision é um relatório anual elaborado pela Accenture que antevê as tendências tecnológicas que irão redefinir os negócios nos próximos três anos.

De acordo com o relatório deste ano, intitulado “The Post-Digital Era is Upon Us – Are You Ready for What’s Next?”, o mundo empresarial está num ponto de viragem. As tecnologias digitais permitem às organizações perceber os seus clientes com uma maior granularidade; fornecem-lhes novos canais para chegar aos consumidores; e alinham as boas práticas da colaboração na economia atual, um verdadeiro ecossistema interconectado. Mas o digital já não é por si só um diferenciador: com a democratização das ferramentas digitais, a grande vantagem competitiva será a capacidade de fornecer experiências altamente customizadas, à velocidade do “agora”.

Na verdade, quase quatro em cinco (79%) das mais de 6.600 empresas e executivos de IT de todo o mundo inquiridos pela Accenture acreditam que as tecnologias digitais – especificamente social, mobile, analytics e cloud – passaram da fase da adoção para se tornarem parte da tecnologia de base nas organizações.

“Um mundo pós-digital não significa que o digital acabou”, afirma Paul Daugherty, Chief Technology & Innovation Officer da Accenture. “Pelo contrário, coloca-se um novo desafio: com todas as organizações a desenvolverem as suas competências digitais, como é que cada um se vai diferenciar? Nesta era, simplesmente “fazer digital” não é suficiente. O nosso relatório Technology Vision destaca a forma como as organizações devem usar as novas tecnologias para inovar os modelos de negócio e personalizar as experiências para clientes. Ao mesmo tempo, os líderes devem reconhecer que valores humanos, como a confiança e responsabilidade, não são apenas buzzwords, mas fatores-chave para o sucesso.”

O relatório Technology Vision identifica cinco tendências tecnológicas emergentes que as organizações devem considerar para serem bem-sucedidas num contexto em constante evolução:

De acordo com o relatório da Accenture, a inovação para organizações na era pós-digital implica perceber como moldar o mundo em torno das pessoas e escolher o momento certo para oferecer-lhes cada produto e serviço. São os primeiros passos num mundo que se adapta a cada indivíduo. Um mundo onde produtos, serviços e até a fidelização das pessoas é personalizada e onde os negócios são concebidos para todos os aspetos das nossas vidas, definindo a realidade.

Uma empresa que está a elevar a personalização e a individualização a outro nível é a Zozotown, a maior empresa de e-commerce do Japão. As suas “Zozosuits skintight spandex” em parceria com a “app Zozotown” permitem obter as medidas exatas de cada cliente e as peças feitas à medida desta linha de roupa são entregues em 10 dias. E não é apenas na indústria da moda que a tecnologia está a permitir a personalização. Sam’s Club, um retalhista dos Estados Unidos da América, desenvolveu uma aplicação que utiliza “machine learning” e dados das últimas compras dos consumidores para preencher automaticamente as suas listas de compras; a empresa planeia adicionar uma função de navegação para mostrar rotas otimizadas na loja para cada item naquela lista.

O relatório observa que as organizações que ainda estão a finalizar a sua jornada de transformação digital estão à procura de uma vantagem específica, quer seja um serviço inovador, uma maior eficiência ou mais personalização. Mas as empresas pós-digitais vão ultrapassar a concorrência ao combinarem estas forças para mudarem a forma como o mercado funciona – de um mercado, para muitos mercados personalizados – on-demand e no momento, tal como a plataforma de e-retail chinesa JD.com está a fazer com a sua plataforma “Toplife”. Este serviço ajuda terceiros a vender através da JD ao criarem lojas personalizadas, fornecendo acesso à sua cadeia de valor com robótica de ponta e entrega com drones. Numa parceria com o Walmart, uma loja física em Shenzhen irá oferecer mais de 8.000 produtos disponíveis para compra no momento ou entregues a partir da loja em menos de 30 minutos. Ao oferecer uma personalização e velocidade sem precedentes, a JD está a capacitar outras empresas enquanto cria um novo mercado para si mesma.

Durante quase duas décadas, a Accenture tem feito uma análise sistemática ao contexto empresarial para identificar tendências tecnológicas emergentes que têm maior potencial para ajudar negócios e setores na disrupção. Para mais informação sobre o relatório deste ano, visite www.accenture.com/technologyvision ou siga no Twitter a hashtag #TechVision2019.

Sobre a metodologia

O relatório Accenture Technology Vision é desenvolvido anualmente pela Accenture Labs e pela Accenture Research. Para o relatório de 2019, o processo de pesquisa incluiu a recolha de “inputs” do Technology Vision External Advisory Board, um grupo constituído por mais de duas dezenas de indivíduos com experiência dos setores público e privado, meio académico, empresas de capital de risco e startups. Adicionalmente, a equipa do Technology Vision conduziu entrevistas a executivos da área de IT e especialistas da indústria, assim como a cerca de 100 executivos da Accenture. Em paralelo, a Accenture Research conduziu um inquérito global online a 6.672 executivos das áreas de negócio e de IT para recolher “insights” para a adoção de tecnologias emergentes. O inquérito ajudou a identificar problemas e prioridades essenciais para a adoção de tecnologia e investimento. Os entrevistados foram executivos “C-level” e diretores de empresas em 27 países e 20 indústrias, na sua maioria com receitas anuais acima dos 6 mil milhões de dólares.


A Accenture é uma organização global líder em serviços profissionais que oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, com capacidades digitais em todos esses serviços. Combina a sua experiência ímpar com uma forte especialização em mais de 40 indústrias suportada pela maior rede mundial de centros de Advanced Technology e Intelligent Operations. Com 506 mil profissionais a servir clientes em mais de 120 países, a Accenture utiliza a inovação contínua para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e a criar valor acrescentado em todos os seus negócios.
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