Diminuição da confiança nas organizações pode conduzir à perda de milhões de dólares

Lisboa, 20 de maio de 2019 – De acordo com um estudo recente da Accenture, uma diminuição na confiança dos stakeholders pode ter um impacto substancial na competitividade das empresas. Dados do Accenture Competitive Agility Index indicam que 54% das empresas analisadas sofreram uma grande queda no grau de confiança, o equivalente à perda de 180 biliões de dólares de potenciais receitas.

O relatório intitulado “The Bottom Line on Trust” da Accenture Strategy quantifica o impacto da confiança nos resultados da empresa, com base na análise de mais de 7.000 organizações, em 20 setores, em várias dimensões interdependentes como crescimento, rentabilidade, sustentabilidade e confiança

Pedro Galhardas, Managing Director responsável pela Accenture Strategy em Portugal, afirma que “a confiança já não pode ser levada de forma “leviana” nas organizações. Atualmente podemos quantificar o impacto da confiança, especialmente o impacto da perda desta na receita das empresas e no crescimento do EBITDA. Desde recolhas de produto e violações de dados ou erros da equipa executiva, as quebras de confiança representam um risco cada vez maior para a saúde financeira das empresas. Os líderes atuais devem cumprir as promessas da sua empresa de forma a limitar o impacto duradouro que um grande incidente de confiança pode ter sobre a sua competitividade”.

The competitive agility index, about the research

De acordo com o estudo realizado pela Accenture Strategy, quando uma organização enfrenta uma diminuição substancial de confiança entre os seus stakeholders chave – clientes, investidores, colaboradores, fornecedores, analistas e media – o resultado é uma quebra de dois valores, em média, na sua pontuação do índice. Um valor a menos no índice equivale, em média, a um impacto negativo de 3% no crescimento da receita e de 5% no EBITDA, em todos os setores.

Confiança no negócio: impacto nos resultados

Quando ocorre uma perda de confiança, as empresas sofrem, geralmente, uma queda no crescimento da receita e do EBITDA. O impacto varia consoante o setor, como é visível nos exemplos abaixo:

Embora a percentagem média varie conforme o setor, quando ocorre uma quebra no grau de confiança, esta impacta empresas de todas as indústrias, que acabam por sofrer quebras significativas tanto nas receitas quanto no EBITDA.

Potential impact on revenue growth from a 2-point drop in index score

Potential impact on EBITDA growth from a 2-point drop in index score

Proteger os resultados

Apesar dos esforços das organizações, é impossível prevenir totalmente incidentes de quebra de confiança. No entanto, as empresas podem preparar-se através de uma estratégia que equilibre crescimento, rentabilidade, sustentabilidade e confiança. Ao fazê-lo, vão poder mitigar o número de incidentes. E quando um caso efetivamente ocorrer, a estratégia equilibrada vai ajudar a diminuir o impacto.

O Índice de Agilidade Competitiva da Accenture

O Índice de Agilidade Competitiva, desenvolvido pela Accenture Strategy, classifica 7.030 empresas em 20 setores com base em dados dos últimos dois anos e meio em três dimensões interdependentes de competitividade: crescimento, lucro e sustentabilidade/confiança. O índice baseia-se em dados disponíveis ao público, incluindo dados históricos e dados futuros estimados, e medidas inovadoras de sustentabilidade e confiança.


A Accenture é uma organização global líder em serviços profissionais que oferece uma ampla gama de serviços em estratégia e consultoria, interactive, tecnologia e operações, com capacidades digitais em todos esses serviços. Combina a sua experiência ímpar com uma forte especialização em mais de 40 indústrias suportada pela maior rede mundial de centros de Advanced Technology e Intelligent Operations. Com 506 mil profissionais a servir clientes em mais de 120 países, a Accenture utiliza a inovação contínua para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e a criar valor acrescentado em todos os seus negócios.
Visite-nos em www.accenture.pt.

Contacto:
Liliana Neto
liliana.c.neto@accenture.com